De acordo com o professor José Dirceu Nardone, eclipses são comuns de ocorrerem ao longo do ano, porém nem sempre são possíveis de serem visualizados em todas regiões. Desta vez a expectativa é que o tempo esteja aberto, com céu limpo, para que os brasileiros possam apreciar este espetáculo da natureza. “É um fenômeno muito simples, a lua se movimenta ao redor da terra, certos momentos ela passa exatamente atrás da Terra, na sombra, nesse momento fica obscurecida. Acontece várias vezes por ano, só que depende da região a lua é vista ou não”, explica.
O Eclipse Total da Lua começa por volta de 23h32 deste domingo (15) se estendendo até a madrugada desta segunda-feira (17). O horário previsto para a Lua ficar totalmente encoberta será por volta de 1h10, com final estimado às 2h55. “Sim poderá ser visto, com binóculo também fica bonito, mas não terá essa necessidade, basta olhar para o céu e a lua vai aparecer em sua plenitude, cheia, bonita, depois vai obscurecendo. Esse é um eclipse total, vai poder ser visto no Brasil e aqui em Rio Claro, desde que haja boas condições climáticas. Se o céu estiver nublado ficará difícil, estamos torcendo para o bom tempo”, explicou o professor.
GEARC
A cidade de Rio Claro conta com um Grupo de Estudos Astronômicos, o GEARC, que surgiu em 2006 com objetivo de levar informações sobre esta área que até então era de pouco acesso, de lá para cá tem despertado interesse em muitas pessoas. De 2009 até hoje, mais de quatro mil alunos receberam informações com palestras nas escolas. “O grupo surgiu para estudarmos, aprofundarmos nossos conhecimentos astronômicos que até então não tínhamos acesso. A astronomia era muito difícil, era um assunto voltado só para cientistas e queríamos desmistificar esse ramo do conhecimento que é muito importante, inclusive muitas coisas que usamos hoje é em função da astronomia, como o celular, por exemplo”, observou o professor José Dirceu Nardone que é integrante do GEARC.
Além dos estudos, o grupo promove também Observações Públicas. A atividade foi retomada e ocorre em datas específicas na Estação Saúde, região do aeroclube. A próxima está marcada para o dia 2 de julho das 18 às 22 horas e qualquer pessoa pode observar os planetas através dos equipamentos que são levados para o local. “As pessoas ficam admiradas, surpresas e gratificadas por poderem observar, conhecer, ver a lua, um planeta de perto. Nós levamos isso para a população em geral”, conta o professor.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação