Um dos maiores fenômenos astronômicos de 2019 visíveis a vista desarmada e sem a necessidade de instrumentos especiais como telescópios e proteção para os olhos, acontecerá na madrugada do próximo domingo para segunda, o Eclipse Total da Lua no Perigeu.
Eclipse se dá em virtude de um corpo celeste interpor o outro, parcialmente ou totalmente. No caso do eclipse total da Lua desse próxima domingo para segunda (Saros 134), a Lua, que é um corpo que não possui luz própria, entrará no cone da sombra projeto pelo Sol no espaço, da Terra, dando origem ao fenômeno.
Esse cone de sombra é composto pela penumbra e pela umbra. Ao penetrar na penumbra, dificilmente conseguimos ver uma diferença de tonalidade na Lua, mas, ao entrar na umbra, a Lua começa a ser eclipsada, assim, temos o início do fenômeno.
A totalidade do eclipse se dá quando a Lua está completamente mergulhada na sombra, a umbra, que geometricamente, do ponto de vista da Terra, os corpos, Sol, Terra e Lua, ficam alinhados em 180º, com a Terra no meio, assim, dizemos que a Lua atinge a linha nodal, que é o ponto onde a órbita da Lua ao redor da Terra, intercepta a órbita da Terra ao redor do Sol, a eclíptica.
Somente quando há esse cruzamento nodal, que ocorre os eclipses, e é por ter essa diferença de angulação em suas órbitas, que não há sempre eclipses nas fases cheia e nova. Para os observadores que têm a Lua acima do horizonte, será possível a observação.
Aqui em Rio Claro, a Lua no dia 20 de janeiro nascerá por volta das 18h40 e a totalidade do eclipse ocorrerá por volta da 1h41 da madrugada. Fiquem atentos para o horário a partir da 0h40, que é quando a Lua começa a entrar na sombra da Terra. Essa fase começa a ser interessante para o observador, dá para perceber claramente a diferença no corpo celeste.
Importante fenômeno este, que refuta completamente a hipótese de a Terra ser plana, pois a sombra da Terra projetada pelo Sol no espaço, desenha sua forma na superfície lunar, e nós, observadores no planeta, podemos verificar este fato, então, por favor, sem Terra plana, vamos ser coerentes e observar ceticamente, desprendendo de dogmas, sabidos de nossa falibilidade.
Dados do Eclipse para a cidade de Rio Claro/SP:
Nascer da Lua: por volta das 18h41, horário de verão, próximo ao horizonte leste. Início da entrada da Lua na penumbra da Terra: 23h36 (ao entrar na penumbra, não conseguimos ver a diferença). Início da entrada da Lua na umbra: 0h33 (início do eclipse visível a vista desarmada).
Totalidade do eclipse: 1h41 (neste momento, poderemos ver nosso satélite totalmente eclipsado, mergulhado na sombra da Terra projetada pelo Sol no espaço, e é neste momento que a Lua fica avermelhada, causado pela refração da luz solar na atmosfera terrestre).
Distância da Lua no momento do eclipse: aproximadamente 358.000 km, sendo a Lua cheia no perigeu e eclipsada. Portanto, vamos torcer primeiramente para o céu estar em boas condições de visibilidade para apreciarmos esse belo fenômeno astronômico na madrugada.