Que o vinílico é uma excelente opção para revestir pisos e paredes, você provavelmente já sabe. Mas você sabia que as réguas e placas de piso vinílico também podem ser utilizadas para revestir o teto?
Usar o vinílico no teto é uma alternativa cada vez mais considerada por profissionais de arquitetura e design de interiores, ampliando as combinações possíveis graças à variedade de padrões, tonalidades, texturas e formatos que este revestimento oferece.
O vinílico reúne mais benefícios que outros tipos de revestimentos em ambientes internos, como o laminado ou a dupla cerâmica/porcelanato, destacando-se sobretudo pelo conforto térmico, acústico e praticidade de manutenção.
No teto, essas vantagens não só permanecem como também são potencializadas pelo fato do vinílico ser leve, rápido de instalar e que ainda proporciona uma ampla variedade de cores e texturas como alternativa ao tradicional acabamento com pintura.
Líder mundial neste segmento, a Tarkett explica abaixo tudo o que você precisa saber sobra piso vinílico no teto e os cuidados necessários para que essa divertida e criativa aplicação seja um sucesso!
Posso instalar piso vinílico no teto?
Sim, é possível instalar o piso vinílico no teto, desde que seja o vinílico escolhido para a instalação no forro seja o modelo colado com adesivo, disponível nos formatos régua e placa.
Além de ser um material leve e rápido de instalar, é uma ótima opção para quem deseja inovar tanto nas cores quanto nas texturas. Em muitos projetos, a ideia é criar uma extensão do piso instalado no chão ou na parede.
“As cores amadeiradas são as mais utilizadas neste tipo de aplicação porque simulam os forros feitos em madeira natural, proporcionando a sensação de aconchego e bem-estar”, explica Camila Santana, assessora técnica da Tarkett.
Cuidados na instalação
Embora seja possível aplicar no teto, você não pode simplesmente passar o adesivo e revestir o forro com o piso vinílico sem nenhuma preparação prévia. Assim como ocorre no contrapiso, alguns cuidados prévios se fazem necessários.
Para este tipo de aplicação, são indicados os pisos vinílicos colados com menor espessura, pois são mais leves e mais fáceis de instalar. É importante que a superfície esteja seca, emassada e com uma demão de fundo preparador.
“Utilize sempre a cola recomendada pelo fabricante do piso. Outra dica é fazer duplo contato, ou seja, passar o adesivo tanto no verso da placa quanto na superfície do teto, aumentando a aderência”, completa Camila.