Mais um ciclo se encerra. Mais importante, porém, que virar o calendário dos dias é renovar as atitudes. Que neste ano de 2025 prestes a começar, possamos ter a coragem de nos conhecermos melhor, identificar as nossas possíveis qualidades e tentar, ainda que com esforço, aperfeiçoá-las. Assumirmos os nossos possíveis defeitos, e nos esforçarmos para corrigi-los. E, se conseguirmos, tenhamos a certeza de que os problemas serão menos e menores, do que tem sido até aqui.
Cada um de nós somos espíritos em processo de aperfeiçoamento, vivendo neste abençoado mundo escola chamado Terra. Vamos simplificar as coisas. Tenhamos desde já, olhos generosos e humildes para com nosso semelhante. A construção de nossa felicidade, depende do esforço que fazemos para sermos bons. Bondade é questão de vontade. Não exige erudição, conhecimento, exige apenas disposição de nossa parte. Somos hoje, o resultado do que fizemos ontem, e seremos amanhã, o resultado do que fizermos hoje. Somos os únicos autores de nossas vidas e de nossos destinos.
Alguém já disse que todo bem que fizermos será nosso advogado de defesa em qualquer tempo, em qualquer lugar e circunstância.
A paz tão almejada em um mundo tão conturbado como este só virá com o perdão. Significa que cabe a nós, a cada um de nós, baixarmos as armas da ofensa e da agressão, renunciarmos à vingança e seguirmos em frente, sem olhar para trás, vivendo um dia de cada vez, tentando sempre fazermos o nosso melhor. Porque aquele que nos deu à vida, vê e sabe sobre o nosso esforço. Porque, diferentemente de nós, ele sim, tudo sabe e tudo vê.
Estamos neste mundo de passagem, mas não a passeio. É hora de assumirmos responsabilidade perante nós e perante nossos semelhantes. Cada situação, cada momento vivido, bom ou ruim, não importa, é uma oportunidade de aprendizado.
Hoje somos e amanhã não somos, hoje temos e amanhã não temos. Tudo, nós, inclusive, vive o apogeu e a queda. É inevitável. Não há quem não experimente a ambas situações. Preparemo-nos para vivenciá-las com amor, respeito e humildade para com a vida que nos foi dada sem que nada nos custasse, sem que nenhum esforço exigisse de nossa parte.
Tenhamos amor e gratidão à vida. Feliz ano novo a todos, em especial aos nossos leitores. Talvez, estejamos juntos em 2025, quem sabe. E que estejamos com saúde e paz, todos nós. E agora, vamos, ao nosso último cafezinho do ano, enquanto percorremos as notícias neste nosso indispensável Diário do Rio Claro. Estão servidos? Inté!
Por Geraldo Costa Jr. / Imagem ilustrativa: Reprodução da Internet