O Du Rompa Hammond Trio se apresenta no Cineteatro Itália em Rio Claro neste sábado, dia 1º de julho. O show terá início às 22 horas, com abertura do teatro às 20 horas para receber o público. O Cineteatro Itália fica na Rua 4-B, 1309, na Vila Indaiá. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (19) 9.9284-9098.
O show é um espetáculo de música instrumental que tem como protagonista Du Rompa, organista que evidencia as particularidades do órgão Hammond, desenvolvido e construído por Laurens Hammond e John Hanert em 1935. Originalmente vendido para igrejas como uma alternativa de baixo custo ao órgão de tubos, acabou sendo usado para o jazz e o blues e então para uma extensão do rhythm and blues, rock e reggae, sendo um instrumento importante no rock progressivo, sem esquecer a música gospel e a música sacra.
“Sol e Poeira” é o primeiro trabalho autoral de Du Rompa e seu órgão trio, lançado em disco de vinil, CD e streaming pelo selo Blue Crawfish Records. O disco teve participação especial do renomado percussionista Emílio Martins em todas as faixas.
As composições de Du Rompa partem de situações imagéticas, inspiradas em cenas e imagens da vida real, de situações teatrais e cinematográficas, cujos ambientes musicais e melodias vão ao encontro do repertório de imagens interiores do próprio espectador.
A música tema do álbum e do espetáculo “Sol e Poeira” propõe ambientes sonoros alusivos a um cenário de vida árido combinado à uma sensação temporal elástica, contrapondo momentos desérticos e de longa densidade temporal, com momentos de ação e expectativa diante de fatos inesperados.
Na pegada de órgão trio, do soul jazz afro-americano, mas com a naturalidade rítmica da música brasileira, o espetáculo apresenta músicas compostas por temas e improvisos bastante melodiosos, mais propícios a contar uma história do que estabelecer uma virtuose musical, valendo-se também de toda diversidade rítmica do universo afro-brasileiro, alçado à estética sonora da própria formação de órgão jazz trio, que nasceu do soul e do blues nas igrejas afro-americana que originaram o soul jazz.
Foto: Divulgação