A Polícia Civil, por meio do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), deflagrou, na manhã da segunda-feira (11), uma operação visando desarticular uma quadrilha responsável pela prática de furtos qualificados e estelionato, utilizando-se de máquinas de cartão de crédito. Vários mandados de busca e apreensão foram cumpridos e uma pessoa foi indiciada.
Um dos crimes que desencadeou as investigações ocorreu no dia 15 do último mês, no bairro Moema, na zona sul da Capital paulista. A vítima, de 63 anos, realizou a compra de um cinto em uma loja, e um suposto entregador compareceu ao condomínio dela para fazer a entrega. A mercadoria foi apresentada, porém o suspeito alegou que por exigência da empresa, a vítima deveria efetuar o pagamento da taxa de transporte no valor de R$ 3,90 exclusivamente via cartão de crédito.
Após inserir o cartão da vítima na máquina, ela digitou a senha e, na sequência, o falso motoboy alegou recusa do cartão vindo a repetir a operação. Posteriormente, a mulher consultou seu extrato pelo aplicativo bancário e constatou ter sido vítima de golpe pela subtração de dois valores somando mais de R$ 11 mil de sua conta.
De posse dessas informações e munidos de mandados de busca e apreensão, agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Repressão a Extorsões, com apoio de equipes do Departamento, localizaram o autor na própria residência, no bairro Jardim Beatriz, no município de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo.
Durante a revista local, os policiais encontraram celular, moto, máquina de cartão, vestimentas específicas para uso de motocicleta, além de mochila para transporte de mercadorias. Todo material de interesse das investigações foi recolhido.
O suspeito foi encaminhado à Unidade Especializada e indiciado pelo crime de furto qualificado. As investigações prosseguem para identificar e deter demais envolvidos nesta prática criminosa.