A secretaria Municipal de Saúde continua fazendo a vacinação antirrábica na área rural de Rio Claro. Desde abril, quando foi iniciada a campanha, cerca de dois mil cães e gatos foram vacinados gratuitamente. Neste domingo (19), equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão percorrer propriedades nos distritos de Ferraz e Batovi e também na Fazenda São José.
O atendimento nesses locais terá início às 8 horas, será feito casa a casa e se estenderá até que todas as propriedades sejam atendidas.
“Se porventura algum proprietário de animal perdeu a visita dos vacinadores, pode procurar o CCZ de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, onde a vacina é aplicada gratuitamente”, lembra Milene Weissmann, chefe de núcleo do CCZ. Cães e gatos com mais de três meses de idade também devem ser vacinados.
Já foram imunizados animais no bairro Mata Negra e das propriedades localizadas na estrada velha Ajapi-Leme, Itapé e Alan Grey. A abordagem nos sítios e fazendas é feita por funcionários devidamente identificados.
A estimativa é de que neste ano cerca de 3.500 cães e gatos sejam vacinados na área rural. Já os animais de grande porte, como equinos e bovinos, devem ter a vacina providenciada pelos proprietários.
A vacinação dos animais na área urbana já está sendo organizada e deve acontecer em agosto. O cronograma está sendo elaborado e o município deve contar com vários pontos de vacinação.