Mundialmente é comemorado em 27 de março, o Dia Internacional do Teatro. O documentário “Do Palco ao Camarim”, com direção do ator Luiz Santos, tem a intenção de brindar simbolicamente esta data. O filme será lançado nesta quarta-feira (27), às 20 horas, no Centro Cultural Roberto Palmari. A entrada é gratuita e toda a população está convidada a participar do evento.
“É fato constatado que Rio Claro sempre teve enorme vocação para o fazer teatral. O filme tem como objetivo valorizar o patrimônio imaterial das artes cênicas em nossa Cidade Azul”, explica o diretor Luiz Santos que começou a fazer teatro em 1997 quando tinha 17 anos.
De acordo com ele, o filme contém entrevistas e registros dos espetáculos produzidos no ano passado em Rio Claro. Neles, os grupos revelaram, através de seus diretores e atores, o compartilhamento de seus processos, despertando um olhar contemporâneo e promissor sobre as artes cênicas da cidade.
“O documentário apresenta um registro de 14 entrevistas com diretores, atores e atrizes que possuem relação direta com o fazer teatral contemporâneo na cidade de Rio Claro, e outras participações especiais com pesquisadores e munícipes”, informa Santos.
O tema do filme, “Do Palco ao Camarim”, surgiu a partir da intenção de fazer um breve registro do patrimônio imaterial das artes cênicas no município. “Atualmente existem na cidade mais de 100 atores e atrizes praticando teatro e produzindo diversos espetáculos. No ano de 2023 foram produzidos mais de 20 espetáculos no município, é um número bastante significativo”, comenta o diretor.
O documentário “Do Palco ao Camarim” conta com subvenção pública por meio da Lei Paulo Gustavo de incentivo à produção audiovisual. “Agradeço demais ao governo federal por proporcionar a Lei Paulo Gustavo que nos ajudou a fazer esse registro tão importante em nossa cidade, e aos gestores municipais que organizaram os editais e a distribuição dos recursos”, conclui Santos.
Foto: Divulgação