Desde o dia oito de julho, o miniginásio Municipal Manoel Bortolotti teve suas portas abertas para a solidariedade e para receber moradores em situação de rua. O acolhimento se dá devido aos dias com baixas temperaturas, que chegaram em alguns pontos da cidade a zero grau. A iniciativa foi aprovada pela população em geral.
Muitas pessoas se solidarizaram e compareceram ao local para ajudar e contribuir de alguma forma. Uma grande quantidade de roupas, calçados e cobertores chegou como doações, superando as expectativas dos envolvidos. “Estamos agora direcionando tudo para o barracão da solidariedade e pedimos que as próximas doações sejam encaminhadas para o local”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Paula Silveira.
De acordo com o Fundo Social, todas as arrecadações serão destinadas aos que necessitam. Os moradores em situação de rua são atendidos e o restante dos produtos é distribuído também para entidades assistenciais de Rio Claro.
A presidente do Fundo Social salientou ainda o trabalho em conjunto. “Conseguimos mobilizar todos os departamentos e diversas secretarias para uma melhor logística dos trabalhos. Os funcionários foram divididos em escala para apoio no miniginásio”, disse Paula Silveira.
Novas doações devem ser encaminhadas ao Barracão da Solidariedade, que fica na Rua 1-B, 411, Cidade Nova.
Operação
A ação faz parte da Operação Inverno do município que, neste ano, começou no dia 1º de junho e continua até o fim da estação mais fria do ano. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, as rondas são realizadas todos os dias da semana, das 17 às 22 horas.
As pessoas em situação de rua são abordadas e, quando aceitam ajuda, são levadas para a Casa de Passagem, onde recebem banho, alimentação (jantar e café da manhã), pernoite e roupas de inverno. Em caso de recusa do serviço, a equipe deixa agasalho e cobertores, se houver necessidade.
A Casa de Passagem tem 40 leitos disponíveis e fica na Avenida 5, número 1.415, entre as ruas 15 e 16, no Jardim Claret. Os telefones de contato são: (19) 3617-8910 e (19) 3617- 8911.