Quando participei do Congresso de RNO em Braga, Portugal, pudemos desfrutar de um dia desse evento científico para uma descontração e turismo.
Foram fretados dois ônibus pelos organizadores do Congresso e acompanhados de um guia turístico visitamos duas cidades próximas de Braga.
Durante esse passeio ficamos conhecendo um pouco de cada cidade visitada e cada uma delas tinha uma história interessante relatada pelo guia que contava fatos intrigantes dessas localidades que se transformaram em lendas.
Uma das cidades que visitamos foi Viana do Castelo, que é cortada pelo rio Lima, cuja ponte de ferro foi utilizada o mesmo material da Torre Eiffel, onde se pode chegar ao outro lado da cidade. Um fato interessante é que esse rio já foi chamado do rio do Esquecimento. A lenda conta que esse lado da cidade não era explorado e demorou um tempo para desenvolver-se.
Conta a lenda que esse lado, formado por uma bela serra e uma beleza incomparável de uma vegetação premiada pela natureza, era raramente visitado e quem passasse pelo rio ficaria tão fascinado pela riqueza incomparável da natureza que se esqueceria de voltar. Um dia, um general romano que comandava seu exército ficou alguns dias na cidade, tempo suficiente para que seus comandados ficassem sabendo da lenda.
No dia de atravessar o rio, recusaram-se a fazê-lo com receio de ficarem esquecidos e inebriados pelo local. O general, para convencer a sua tropa e provar que a crença era falsa (uma fake news), atravessou o rio e do outro lado começou a chamar cada um pelo nome. A partir dessa data, a cidade começou a ser povoada também do outro lado.
O sucesso, assim como a felicidade, nada mais é o resultado de nossas escolhas e decisões diretas que fazemos em nossas vidas. De um modo ou de outro, todos os dias lutamos contra os nossos desafios e limitações. Alguns se apoiam em crenças que os fortaleçam, outros alicerçam-se em crenças de outros, têm medo de atravessar o rio, têm medo de dar o primeiro passo e acabam criando limitações.
Você não tem limitações. O que você acredita, assim você é. A maioria das pessoas não tem escolha em número suficiente em função de um modelo muito empobrecido do mundo.
Sem novas opções você está destinado a repetir os mesmos erros. E os resultados, estes, infelizmente, serão sempre os mesmos. Não é assim que costumamos fazer? Infelizmente, a maioria não está disposta a considerar a sua vida a relações em ter os fatos e muito menos em novas opções e ficam questionando-se a respeito dos resultados que não gostaram. Em vez disso, poderiam optar por agir de modo diferente da próxima vez, gerando, assim, um resultado novo e melhor.
Assim como o general romano acreditou mais em suas crenças do que nas dos outros, você também talvez entenda que dentro das descobertas e experiências de sua vida está a sabedoria sobre a qual você constrói o seu futuro. Esta sabedoria e seu mais importante fruto para lhe proporcionar tudo o que sinceramente deseja na vida. Aproveite! E desfrute disso! Pense nisso!