No domingo (16), em Sonoma, a Indy definiu o campeonato da temporada de 2018 e o título foi para as mãos de Scott Dixon, que largou na segunda posição, na prova vencida por Ryan Hunter-Reay e cruzou a linha de chegada em segundo para conquistar seu quinto título da categoria.
O neozelandês foi campeão também em 2003, 2008, 2013 e 2015.
Dixon, que disputava o campeonato com Alexander Rossi, praticamente recebeu o título de presente após Rossi tocar a traseira de seu companheiro de equipe, Marco Andretti, logo na largada, e ser obrigado a entrar no pit para trocar a asa dianteira de seu carro.
De volta à pista em último, Rossi acelerou forte e conseguiu recuperar muitas posições. Com uma estratégia ousada de apenas duas paradas, uma a menos que a maioria dos outros pilotos, e alguns abandonos, conseguiu cruzar a linha de chegada na sétima posição, resultado que deu ao norte-americano o vice-campeonato da Indy em 2018, com 621 pontos, 57 a menos que Dixon, campeão com 678.
Entre os brasileiros, Tony Kanaan, que neste domingo fez sua 300ª largada consecutiva na Indy e alcançou a marca de 360 provas disputadas na categoria, foi o mais bem colocado e terminou a corrida na 12ª posição. Pietro Fittipaldi foi o 16º e Matheus Leist cruzou a linha de chegada em 19º.
Por E. Cortez