De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Ligue 180, que recebe denúncias de violência contra a mulher, registrou um aumento de quase 9% no número de ligações com denúncias desse tipo de ocorrência, conforme dados publicados em notícia do Senado Federal.
Em Rio Claro, segundo o secretário de Segurança Pública, Marco Antonio Bellagamba, também foi constatado um aumento, porém, ainda sem o levantamento divulgado. “Estamos notando um aumento crescente de desinteligência de casais por conta do isolamento”, disse.
Rio Claro
De acordo com a pasta, atualmente são 478 vítimas cadastradas, consequência do acúmulo de medidas encaminhadas mês a mês. Os dados do órgão são desde o início do programa, dia 18 de dezembro 2018.
Diariamente, são feitos aproximadamente 20 contatos, conforme destacou o secretário. “Atualmente, estamos implementando o acompanhamento à distância, feito através de contato telefônico, respeitando o isolamento social; já a visita física é feita quando não existe possibilidade de contato telefônico ou porque a vítima não possui telefone ou por não atender o telefone”, ressaltou Bellagamba sobre como estão atuando.
Quanto ao descumprimento de medidas protetiva, estão na média mensal de três a quatro casos.
Foto: Divulgação