Os municípios de Piracicaba e Rafard, que fazem parte da Diocese de Piracicaba receberam liberação para realizar cultos religiosos. A Diocese de Piracicaba é composta por 15 municípios, sendo que, destes, somente as duas cidades possuem decreto municipal autorizando as celebrações litúrgicas com a presença dos fiéis. Entretanto, sabendo das diferentes orientações, e tendo muitas outras em comum, a recomendação que se tem para os párocos e comunidades é que estejam atentos aos requisitos necessários nos decretos municipais para a retomada das atividades litúrgicas.
Ainda, permanecem vetados os encontros de catequese e demais encontros formativos. A princípio, somente as missas e celebrações litúrgicas estão sendo autorizadas nesses dois municípios, mas sempre com a atenção quanto aos decretos de distanciamento social, e aglomeração de pessoas, orientando a higienização das mãos e o uso obrigatório de máscaras.
RIO CLARO
Em Rio Claro, as missas presenciais continuam suspensas. “Rio Claro está em uma linha não agradável de casos, assim, supomos pelas informações da Secretaria Municipal de Saúde, pelo número de habitantes, número de óbitos e casos confirmados” observou o Padre Renato Luís Andreato, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Portanto, ressalta que os encontros seguem sendo realizados pela internet. “Temos tido aproximadamente 58.000 pessoas acompanhando, não só de Rio Claro, mas vários Estados da Federação e também pessoas dos EUA, Austrália, Espanha, Colômbia e Chile. Elas têm deixado mensagem nos canais que são transmitidas as missas”, disse.
As missas online acontecem de quarta-feira, às 19h30. Às quintas-feiras, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Terço dos Homens, aos sábados missa às 18h e domingo às 9h. “No dia 11 de junho (Corpus Christi) teremos missa transmitida às 16h. No momento da Pandemia essas missas são válidas”, avalia Padre Renato.
CÂMARA
Na última sessão camarária, vereadores assinaram requerimento destinado ao Prefeito municipal solicitando um decreto que libere a realização de cultos religiosos em Rio Claro.
Foto: Divulgação