O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, anunciou na quinta-feira (23) as transferências dos padres entre paróquias e as alterações das funções de alguns clérigos. O início das mudanças está previsto para fevereiro de 2024.
“As transferências que temos de fazer de tempos em tempos buscam cumprir diretrizes estabelecidas pelo Código de Direito Canônico e, como sempre enfatizamos, têm como objetivo de promover o bem das comunidades paroquiais, enriquecendo a caminhada de fé tanto dos fiéis quanto dos sacerdotes”, recordou Dom Devair.
As trocas ocorrerão em 19 paróquias de oito cidades do território diocesano: Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, São Pedro, Águas de São Pedro, Capivari, Santa Maria da Serra e Santa Gertrudes.
Em Rio Claro, haverá mudanças na Paróquia Imaculado Coração de Maria que terá Florivaldo Bertoletti como novo diácono, cuja apresentação está prevista para 4 de fevereiro de 2024. Atualmente, o padre é diácono permanente da Paróquia Santo Antônio no distrito de Ajapi.
A Paróquia São Francisco de Assis também terá novo pároco: padre Marcos Roberto da Silva, que tomará posse em 7 de fevereiro de 2024. Atualmente, ele é pároco da Paróquia São João Batista, em Santa Bárbara d’Oeste, onde tomou posse em 31 de janeiro de 2019.
O padre Gutemberg da Silva Santos assumirá a Paróquia Nossa Senhora Aparecida a partir de 20 de fevereiro de 2024. Hoje ele atua como administrador paroquial da igreja. Enquanto em Santa Gertrudes, a Paróquia São Joaquim terá como novo vigário o padre Cícero Araújo da Silva, que será apresentado aos fiéis em 23 de fevereiro de 2024. Atualmente, ele é pároco da Paróquia Santa Maria, em Santa Maria da Serra, onde tomou posse em 22 de janeiro de 2020.
Na administração da Cúria Diocesana e também no governo pastoral também foram anunciadas algumas alterações, entre elas as mudanças do vigário-geral da diocese, do padre coordenador diocesano de Pastoral, no moderador da Cúria, na Chancelaria e no Economato.
Foto: Paulo Gomes/Divulgação