A Polícia Civil por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) realizou, nessa terça-feira (5) a prisão em flagrante de dois integrantes de uma quadrilha especializada em compra de telefones celulares da marca IPHONE modelo 13 Pro. “Essa investigação está ocorrendo há algumas semanas juntamente com o setor de fraudes da transportadora responsável pelas entregas da VIVO”, destacou o delegado responsável pela DIG Alexandre Socolowski.
A equipe da DIG realizou a prisão em flagrante de um homem no momento em que recebia a entrega de um Iphone 13 PRO, avaliado em R$ 10.000,00, em nome de terceiro. Com ele estava sua esposa que também havia recebido outro aparelho em nome de terceiros. As prisões ocorreram no bairro Vila Aparecida.
As notas fiscais estavam em nome de moradores de Sumaré e de Rio Claro, sendo que estes jamais realizaram tal compra.
Apenas em Rio Claro, a DIG barrou a entrega de outros 10 telefones que seriam entregues nessa terça-feira (5), o que totalizaria um prejuízo em torno de 100 mil reais. “Estima-se que esta modalidade de golpe esteja sendo aplicada em todo Brasil, acarretando em prejuízo de milhões à operadora. A DIG seguirá investigando o caso para que sejam identificados os demais integrantes da quadrilha”, salientou o delegado.
COMO É APLICADO O GOLPE?
Conforme apontaram as investigações, a quadrilha cria uma conta em nome de terceiro, adquire limite de crédito e realiza as compras.
ALERTA
A Polícia Civil orienta que é interessante o cidadão realizar consulta no site do banco central para verificar se existem contas abertas em seu nome. O site é https://registrato.bcb.gov.br/registrato/, neste endereço é possível realizar o cadastro e caso veja alguma conta que não o pertence, deverá entrar em contato com o Banco e registrar a ocorrência na Polícia Civil.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação