Há pouco menos de um mês para o início da Copa do Mundo 2022, o leitor do D’Esportes passa a acompanhar como estão atualmente os adversários do Brasil na primeira fase da competição. O Brasil está no Grupo G, ao lado de velhos conhecidos. Sérvia, Camarões e Suíça já foram adversários da seleção brasileira em outros mundiais. Na edição de hoje, o D’Esportes traz um pouco sobre o primeiro desafio da seleção brasileira na Copa do Catar. O Brasil inicia a busca pelo hexa justamente contra a Sérvia no dia 24 de novembro, às 16h00 (Brasília), no estádio Nacional de Lusail.
Sérvia é o primeiro desafio da seleção brasileira
Para chegar à Copa do Mundo, a Sérvia superou nas eliminatórias a forte seleção de Portugal, do craque Cristiano Ronaldo, obrigando os lusitanos a se classificarem apenas na repescagem. Com participações recentes em mundiais, a Sérvia esteve presente em outras três edições de Copa do Mundo.
Em 2006, sob o nome de ‘Sérvia e Montenegro’, a equipe foi mal e acabou eliminada na primeira fase. Em 2010, nem a vitória histórica sobre a Alemanha impediu que o time caísse novamente na fase de grupos.
Os sérvios não se qualificaram para o Mundial de 2014 disputado no Brasil. E em 2018, na Rússia, enfrentou o Brasil na primeira fase e perdeu por 2×0. A única vitória da Sérvia naquele mundial foi contra a Costa Rica por 1×0, o que, no entanto, não foi suficiente para classificar o time para as oitavas de final.
Dois dos maiores destaques da seleção da Sérvia atuam no futebol italiano. O atacante Dušan Vlahović joga na Juventus e Milinković-Savić defende a Lazio. O centroavante Aleksandar Mitroviće é atleta do Fulham da Inglaterra e Dušan Tadić, capitão e camisa 10 do Ajax da Holanda.
Raio X do craque:
Dušan Tadić (foto) tem 30 anos e defende a seleção da Sérvia pela qual já marcou mais de 100 gols desde 2008.Antes de se transferir para o Ajax-HOL, em 2018, defendia o Southhampton-ING. Além de meia-atacante, Tadíc atua também como ponta esquerda.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução