A seleção de Camarões será o terceiro e último adversário do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar. Brasil e Camarões já se enfrentaram duas vezes em Copas do Mundo. A primeira delas foi em 1994 com vitória da seleção brasileira por 3×0, com gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto. Depois, as equipes voltariam a se cruzar em 2014 quando o Brasil sediou a Copa e, naquela oportunidade, a vitória da seleção brasileira foi por 4×1. Marcaram pelo Brasil, Neymar (2), Fred e Fernandinho.
Estreia em mundiais
A seleção de Camarões participou pela primeira vez de uma Copa do Mundo em 1982 na Espanha. Na primeira fase, estava no grupo que tinha Itália, Peru e Polônia. Com um goleiro muito bom e seguro, N’Kono, e um atacante habilidoso e artilheiro, Roger Milla, segurou o empate em 1×1 com os italianos, futuros campeões daquele mundial.
Protagonismo
Oito anos depois, na Copa da Itália, Camarões teve seu momento de protagonista no Mundial quando venceu a Argentina por 1×0 no jogo de abertura da Copa. Mas parou nas quartas de final ao perder de virada por 3×2 para a Inglaterra, do artilheiro Gary Lineker, devido ao excesso de preciosismo de seus atacantes que poderiam ter liquidado o jogo e garantido a classificação para a semifinal, quando Camarões ainda estava em vantagem no placar.
Nas participações seguintes, em 1994, 1998, 2002 e 2014, Camarões, que já foi a principal seleção do continente africano, teve participação discreta sendo eliminada ainda na primeira fase.
Olho neles!
Para a Copa do Catar, Camarões tem no atacante Choupo-Moting, que atua no Bayern de Munique, suas maiores esperanças. Além dele, outros jogadores que merecem destaque são o goleiro André Onana, que joga na Inter de Milão-ITA; o volante Zambo Anguissa, que atua no Napoli-ITA; e os atacantes Toko-Ekambi (Lyon-FRA), Mbeuno (Brentford-ING) e Aboubakabar (Al-Nassr-ARA).
Time base para a Copa
O técnico Rigobert Song, que assumiu a equipe ainda nas eliminatórias da Copa em lugar de Toni Conceição, normalmente tem como time base: Onana, Collins Fai, Castelletto, Ngajui e Tolo; Oum Gouet, Junior Onana, Hongla e Tok-Ekambi; Choupo-Moting e Aboubakabar.
Terceiro adversário do Brasil
Brasil e Camarões se enfrentam pela 3ª rodada do grupo G da primeira fase da Copa do Mundo 2022 no dia 2 de dezembro, às 16 horas (Brasília), no estádio Lusail com capacidade para 80 mil lugares e localizado a 15 km ao norte do centro da cidade de Doha.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução