Há 135 anos, o Diário do Rio Claro relata o cotidiano do povo rio-clarense. Uma memória a caminho do 2º século, conservada na hemeroteca do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro. O acervo histórico mais antigo do jornal, lá contido, data da década de 1930, onde apresenta os nostálgicos fatos da cidade à época.
De anúncios de loteria tipografados a boletins da Prefeitura Municipal, as páginas que poderiam servir mais tarde para embrulho, ganham a beleza da recordação quando vistas nos álbuns da hemeroteca.
Porém, mais do que conservação do material centenário, de acordo com a Coordenadoria do Arquivo Permanente da instituição, o Diário integra um acervo de jornais históricos da cidade que revelam grande “potencial informativo”. Desse modo, o “Arquivo Histórico da Família Rio-Clarense”, junto de outros grandes clássicos, atende a demandas, principalmente, de pesquisa histórica.
A HEMEROTECA
Constituída por mais de 55 títulos de material, a hemeroteca do Arquivo Público possui, entre os jornais clássicos do município e região, as publicações mais antigas como O Echo do Povo – datado de 1873 – ou O Alpha – jornal de caráter noticioso e literário do começo do século 20.
Encontra-se dentre estes, o Diário, sendo o periódico com o acervo ainda regularmente atualizado nas suas edições desde a década de 1930. Não à toa, embora o jornal tenha nascido em 1º de setembro de 1886, os desafios para manter esta memória viva, porém, não são poucos, o que reflete na dificuldade para o Arquivo conservar a regularidade do jornal. Por esse motivo, se encontram apenas as edições a partir de 1930, a coordenadoria da instituição informou que as edições mais antigas não se encontram no Arquivo, algumas podem ser encontradas no acervo do Museu e outras apenas na versão digital.
PESQUISAS
Para a ciência histórica, registros como os de jornais são fundamentais para a construção do passado. Atendendo à solicitação do Jornal, tivemos acesso aos dados da relação de consultas ao acervo geral da hemeroteca do Arquivo Municipal.
Segundo os dados da Coordenadoria, já foram realizadas mais de 3 mil consultas para pesquisa entre 2014 e julho deste ano, com uma média de 34 itens consultados por mês, aproximadamente.
Entre os anos de maior destaque estão 2014, com 772 itens consultados, sendo o maior número de consultas registradas até agora. Em segundo, 2020 com 461 itens e, por fim, 2015, com 450 itens consultados.
Entre os jornais mais antigos e completos, destaca-se O Alpha, com publicações e artigos que datam de 1901 até 1927. Em questão de popularidade e circulação até os dias atuais, o Diário do Rio Claro está entre os periódicos de grande destaque.
AGENDAMENTO
A pesquisa dos jornais no Arquivo Público pode ser feita através de agendamento, pelo e-mail: pesquisa@aphrioclaro.sp.gov.br. No texto, deve ser informado a data ou período de interesse. A consulta é feita de forma presencial.
Hemeroteca
Hemeroteca ou ‘arquivo de periódicos’ são coleções ou conjuntos organizados de jornais. É entendido como uma seção de bibliotecas, arquivos ou centros de documentação, reservada à guarda e custódia para conservação de materiais deste gênero.
Foto: Divulgação