O Diário do Rio Claro está fazendo aniversário. Hoje, precisamente 1º de setembro, faz 137 anos que circulou, em 1886, a primeiríssima edição deste veículo de comunicação impressa, que figura entre os mais longevos ainda em circulação Brasil.
Para se ter uma ideia do que significa ter começado a circular naquela época, o Brasil ainda vivia os últimos anos do Império – a República só seria proclamada em 15 de novembro de 1889.
Nas milhares de páginas do Diário do Rio Claro foram registrados acontecimentos definidores da história da civilização ocidental contemporânea e a própria história do Brasil – as duas guerras mundiais (1914 a 1918 – 1939 a 1945), o naufrágio do Titanic (1912), a Revolução Constitucionalista de 1932, os governos de Getúlio Vargas, o assassinato do presidente norte-americano John Kennedy (1963).
O Diário do Rio Claro também noticiou a instauração do primeiro governo militar do Brasil em 1964, a chegada do homem à Lua (1969), a redemocratização do Brasil, em 1985, as primeiras eleições diretas no Brasil após o Regime Militar (1989), os escândalos políticos, os sucessivos planos econômicos e trocas de moedas pelas quais o Brasil passou, a chegada de inovações como o telefone celular, a Internet.
Aliás, com a Internet veio o desafio de se adaptar e continuar sua trajetória, algo que o Diário do Rio Claro vem fazendo, com esforço e sucesso.
Fundado por José David Teixeira e originário do bissemanário “O Tempo”, o Diário teve inicialmente sua tipografia sediada na Avenida 2 nº 68. “Zé David”, escrevia diariamente colunas como “Troco Miúdo”, “Ouvimos Dizer” e “Cabriolas”. Frequentemente, publicava poesias de sua autoria, sob o pseudônimo de Madaleno.
Major David dirigiu o jornal até sua morte, ocorrida em 16 de março de 1934. Familiares assumiram a direção da empresa até dezembro de 1980 quando o Diário foi vendido ao empresário Geraldo Leonardo Zanello.
O Diário também passou por grandes transformações internas, sempre acompanhando as mudanças tecnológicas e de alcance mundial. No final de 1996, foram adquiridas novas unidades rotativas de impressão, com capacidade para 20 mil exemplares/hora, permitindo a produção de cadernos de até 12 páginas em quatro cores.
Em 9 de abril de 2018, o Diário do Rio Claro entrou em uma nova fase, renovando todos os departamentos. No dia aniversário de 191 anos de Rio Claro é lançado o J1, novo portal de notícias do Diário, data em que também é lançado o novo caderno de colunismo social: Sunday.
Patrimônio rio-clarense
Muitos leitores do jornal, quando abordados, têm sempre uma palavra de carinho e admiração pela publicação. Como no caso da farmacêutica Gabriela Pastre. “Meus avós liam o Diário, meus pais, e eu leio. É uma tradição na família, algo que faz parte do nosso dia-a-dia”, diz ela.
Já para a empresária Marina Naitzi, o jornal é um fator de estreitamento de vínculo com a cidade. “Eu acho que ler o Diário nos faz mais rio-clarenses ainda. A gente sente a identificação com a história e o jeito da cidade ser”, afirma.
Eduardo Lima, diretor do jornal, destaca a importância da longevidade do periódico. “É um orgulho muito grande fazer parte de uma organização que completa 137 anos e atesta sua seriedade e seu compromisso com a comunidade”, afirma. “Nossos parceiros, anunciantes, assinantes, nossa equipe de jornalistas e colaboradores, em todas as funções e, claro, principalmente nossos leitores, é que são a razão da nossa longevidade. O aniversário pode ser nosso, mas os parabéns vão para eles. Vamos em frente, rumo a mais e mais anos servindo e informando Rio Claro”, finaliza.
Fotos; Divulgação