Figurando como único jornal centenário do município e o terceiro mais antigo em circulação no Estado de São Paulo, não podemos deixar de parabenizar este importante veículo de comunicação, que em suas páginas retrata uma Rio Claro viva, seu povo, realizações e avanços. Para transformar a sociedade, é fundamental a difusão de informações, da qual este faz com maestria.
No âmbito da inclusão das pessoas com deficiência passamos por períodos como segregação, integração, até que em 1981, “Ano internacional da Pessoa Deficiente” um novo norte se inicia através de organização “política” de lutas por direitos da pessoa com deficiência.
Segundo depoimento, Sassaki conta que “pela primeira vez surgiu a palavra pessoa para conferir dignidade e identidade ao conjunto das pessoas deficientes” (LANNA JÚNIOR, 2010) e assim passamos a sinalizar no sentido da inclusão.
O Diário do Rio Claro faz parte deste desenvolvimento social, e há pouco mais de 3 anos, abriu espaço para uma coluna específica sobre inclusão das pessoas com deficiência, a Inclusão em Debate. Mais uma vez fazendo a história acontecer, buscamos, nesta coluna, levar aos leitores conteúdos que fomentem a busca dos Direitos, a implementação de qualidade de vida para pessoas com deficiência e constante luta contra o capacitismo.
Somos muito gratos ao Diário do Rio Claro, por este espaço. Para que a inclusão aconteça é fundamental a difusão de informações e levar conhecimento para sociedade, a evolução só se dá desta forma. Difundir de forma sistemática quinzenalmente conteúdos voltados a inclusão das pessoas com deficiência é muito significativo, através deste histórico retrato social, vamos trabalhando para fazer de Rio Claro uma Cidade Mais Inclusiva, com orgulho de dizer somos Diário do Rio Claro.
Alguns importantes Conteúdos durante esses anos: