O prefeito Gustavo Perissinoto solicitou intervenção do estado de SP para que haja mais diálogo entre a Concessionária Eixo e a Artesp. O pedido foi feito durante Audiência pública promovida pelo estado e que discutiu propostas para a elaboração do PDUI – Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Piracicaba.
“Eu falo como prefeito e também representante da Região Metropolitana de Piracicaba e uma boa parte da cobertura da malha viária está sob a responsabilidade da Eixo e é recorrente a dificuldade que os municípios têm tido em relação aos fechamentos das vicinais, de Rio Claro falando especificamente, temos o caso do São Bento, da Jacutinga que a gente tem lutado muito desde o início para que isso não aconteça. A gente herdou a situação do passado, mas tem tentado encaminhar isso da melhor maneira. Fiz esse pedido publicamente, o governo do estado já se comprometeu a nos receber. Fizemos um ofício em nome da região metropolitana para tratar desse assunto regionalmente para ver se a gente consegue um pouco mais de peso, ver se consegue ser ouvido e ter uma solução, então pedi esse diálogo com a Eixo e com a Artesp”, explicou o prefeito Gustavo Perissinoto.
MORADORES FAZEM APELO
A moradora Andreia Thomazella destaca que a situação para moradores e, principalmente, para empresas é preocupante. “O caminho alternativo, que a concessionária diz que nós temos, é a Estrada RCL 350, porém, a situação que vimos é complicada. Com duas pás carregadeiras não conseguimos tirar um caminhão encalhado. As empresas estão sofrendo com o fechamento”, declara a moradora, que pede novamente a atenção da concessionária, para compreender as dificuldades.
FECHAMENTO ACESSO
Há tempos o Diário do Rio Claro acompanha a situação dos moradores da região do bairro São Bento, área rural. A situação se arrasta desde 2019. Diversas famílias sofrem e reivindicam a abertura dos acessos localizados na Rodovia Washington Luís nos KMs 183+200 e 184+ 800. Com a entrada impedida nesses pontos os moradores precisam utilizar a Estrada Municipal de Itapé, a RCL350 que em dias de chuva fica intransitável.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação