Na segunda-feira, 26 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional do Surdo e a BRK, responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro, destaca a importância de ações para ampliar a inclusão e a acessibilidade. A empresa conta com o programa de diversidade e inclusão Diversifik, que tem como função facilitar o acesso aos canais de atendimento digitais, com ferramentas voltadas para os clientes com deficiência auditiva e visual ou mobilidade reduzida.
O site da empresa conta, desde 2020, com um uma ferramenta conhecida como Hand Talk, de fácil acesso, que faz a tradução dos textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A interpretação automática do conteúdo é feita por uma carismática personagem em 3D chamada Maya, e torna a comunicação da empresa mais acessível e de fácil compreensão para a população surda alfabetizada em Libras. Além disso, o site da concessionária também conta com um leitor de tela para pessoas com baixa visão.
“Investir em recursos capazes de aproximar ainda mais os diversos públicos faz parte da nossa responsabilidade social e do compromisso que temos com nossos clientes e com a população, com foco na inclusão, possibilitando que todos os clientes da empresa usufruam dos serviços de saneamento de maneira igualitária, com praticidade e eficiência, destaca Thaís Cortina, responsável pela área de sustentabilidade da BRK em Rio Claro.
Para solicitar o auxílio da assistente virtual Maya, e visualizar os sinais em Libras no site, basta o usuário clicar em um botão azul no canto direito da página e selecionar o conteúdo que pretende obter a tradução. No site da BRK, os usuários podem tirar dúvidas, acessar dados relacionados ao setor, acompanhar notícias, além de receber informações sobre saúde, qualidade de vida e ter contato com materiais educativos sobre saneamento: www.brkambiental.com.br.
Foto: Divulgação