No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Esta data foi oficializada pela lei 11.133, de 2005.
Esta data é importante no sentido de refletir em razão dos avanços em politicas públicas, ações e, principalmente, em conscientização. Em âmbito nacional, podemos destacar a Lei Brasileira de Inclusão, que é considerada um marco histórico em busca de avanços para as pessoas com deficiência, além de direitos, classificação das deficiências e definição.
Ela vem a consagrar uma visão em uma perspectiva de inclusão, tanto conceitual, como em políticas públicas e ações voltadas às pessoas com deficiência, objetivando a mudança social, estabelecendo direitos civis quanto à capacidade das pessoas com deficiência e o respeito à possível limitação funcional com ênfase em suas potencialidades.
Ainda estabelece a necessidade e obrigatoriedade da sociedade em se adaptar às pessoas e suas diferenças e não as mesmas a esta.
Apesar de avanços com dispositivos legais e em algumas políticas públicas, entendemos ainda que existem grandes desafios, não só em face de adaptações, mas, principalmente, atitudinal, ou seja, nas atitudes de comportamento para que todos tenham a consciência de que nas diferenças se cresce, nas diferenças é que se prospera para uma sociedade mais qualificada.
E esta mudança é fundamental para que, verdadeiramente, se tenha uma sociedade mais inclusiva.
GIRO INCLUSIVO
Inscrições abertas
Palestra CIF “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde”, que vai acontecer no dia 26 de setembro, às 8h30, no auditório do NAM – Núcleo Administrativo Municipal (Anexo ao refeitório), ministrada pelo Dr. Eduardo Santana Cordeiro, fisioterapeuta especialista pela Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional, Mestre em Epidemiologia (USP), Doutor em Saúde Pública (USP), Formação em Financiamento e Auditoria em Saúde (UnB), formação em Sistemas de Informação em Saúde (UFRGS), formação em Avaliação de Serviços de Saúde (USP) e em Técnicas de Ensino para profissionais da Saúde (Universidade de Toronto) e Diretor do Grupo CIF Brasil.
A organização é da Fundação Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura – Diretoria de Políticas Especiais – Assessoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Rio Claro. Inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail nes@saude.rc.sp.gov.br. Este tema é fundamental para uma avaliação mais humanizada da pessoa com deficiência, limitação funcional e ambiente.
Difundindo a inclusão
Com intuito de conscientizar a sociedade quanto à importância da inclusão, o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, e Vilson Andrade, analista de Políticas Públicas, estiveram no último dia 6 no CRAS Panorama, em Rio Claro. Este foi mais um encontro que faz parte do projeto Difundindo Inclusão. VAMOS FAZER DE RIO CLARO UMA CIDADE MAIS INCLUSIVA.
ADERC – Associação dos Deficientes de Rio Claro
Realiza no dia 22 de setembro, a partir das 16 horas, em sua sede localizada na Avenida 8-A, 1397, Bela Vista, a 2ª Festa da Primavera com brincadeiras, música ao vivo, comidas e muito mais. Convites à venda pelo valor simbólico de R$ 2,00 pelo telefone (19) 3533-1788. Vamos colaborar e participar.
TRE
Suspende programas eleitorais com intérprete de Libras acusado de inventar sinais no Espírito Santo. As propagandas eleitorais que foram ao ar na TV com o intérprete, acusado pela Associação de Surdos de Vitória de inventar sinais, foram suspensas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na sexta-feira (7), até que os partidos apresentem novas peças. ISSO É BRASIL!
Por Paulo Meyer, e Vilson Andrade
Paulo Meyer, Radialista e Assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Municipio de Rio Claro./ Vilson Andrade, Jornalista, Analista de Politicas Públicas, Bacharel em Direito, Especialista em Gestão Pública.