No Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes e pelo esgotamento sanitário em Rio Claro, destaca a importância do saneamento básico como um pilar essencial para a saúde pública no Brasil. Estudos recentes mostram uma forte conexão entre o acesso ao saneamento e a redução de casos de doenças, sublinhando a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura de água e esgoto.
De acordo com o estudo “Saneamento no Brasil: Impactos na Saúde e na Economia”, realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, a falta de saneamento básico ainda é um desafio significativo no país. Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável, mais de 100 milhões vivem sem coleta de esgoto e apenas 45% dos esgotos coletados são tratados.
A pesquisa revela que a ausência de saneamento adequado está diretamente ligada ao aumento de doenças como diarreia, dengue, leptospirose e infecções parasitárias. Crianças menores de cinco anos são as mais vulneráveis, com a diarreia sendo responsável por aproximadamente 14% das mortes nessa faixa etária em áreas sem saneamento.
Santa Gertrudes
A BRK está comprometida com a promoção da saúde pública por meio da água fornecida à população gertrudense, para que ela atinja os mais elevados padrões de qualidade.
O monitoramento é conduzido em várias etapas, desde a captação do manancial, passando pelo processo de tratamento, até a distribuição pelas redes. No município, a concessionária realiza um controle minucioso de todos os parâmetros físico-químicos e microbiológicos recomendados pelo Ministério da Saúde para que a água seja considerada potável. Em média, são realizadas mais de seis mil análises por mês, garantindo a segurança e confiabilidade do fornecimento de água à comunidade.
A cidade também conta com os serviços de esgoto universalizados, o que quer dizer que há 100% de cobertura de coleta, afastamento e tratamento do esgoto do município. “Com a realização de um serviço de saneamento de qualidade, podemos reduzir significativamente os casos de hospitalizações relacionadas a doenças de veiculação hídrica, como disenteria, cólera e dengue. Esse serviço é fundamental para o bem-estar da comunidade”, destaca Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Santa Gertrudes e Rio Claro.
Rio Claro
Os serviços de esgoto prestados pela concessionária no município de Rio Claro também merecem uma atenção especial, afinal, efluentes não tratados podem contaminar o solo e a água, o que pode provocar graves problemas à saúde. Nesse sentido, a BRK promove uma série de investimentos para garantir que o serviço chegue para cada vez mais pessoas, além de um tratamento de qualidade para que o esgoto seja devolvido despoluído à natureza, livre de resíduos sólidos e micro-organismos.
“Investir em saneamento básico é investir diretamente na saúde e no futuro das nossas comunidades. Ao garantir o acesso à água potável e ao tratamento adequado de esgoto, estamos não apenas prevenindo doenças, mas também promovendo um ambiente mais saudável e seguro para todos”, reforça a gerente.