O Shopping Rio Claro celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, de uma forma diferente: com a indicação do Projeto Recicla para o Prêmio Abrasce e com a identificação das espécies dos seus jardins.
Com uma arquitetura diferenciada e com áreas abertas, uma das características mais marcantes do Shopping Rio Claro são seus jardins e espelhos d’água, e daí a importância de, como nos jardins botânicos tradicionais, identificar cada planta existente no local.
“A ideia de colocar identificações nas árvores e flores dos jardins do Shopping Rio Claro surgiu porque as pessoas comumente perguntam sobre as espécies, principalmente as internas. Os nossos jardins internos e externos são únicos e dão uma ambientação muito bonita e agradável para todos os que circulam por aqui”, diz Nancy Wanderley, coordenadora de Marketing do Shopping Rio Claro. “Para criarmos as placas, contamos com a parceria da Semearte, que com seu conhecimento botânico identificou todas as espécies das áreas externa e interna do shopping”, completa Nancy.
Segundo o levantamento da Semearte, as espécies encontradas no Shopping Rio Claro são: nas áreas externas, sibipiruna, pata de vaca, monguba, jacarandá-mimoso, paineira, resedá de folha fina e resedá de folha larga, caliandra, azaleia, jasmim manga, palmeira imperial, cycas, strelitzia e brassaia; e nas áreas internas, cuieira, palmeira, flor beijo, palmeira fênix, strelitzia, xanadu, monguba, cróton, antúrio, mini Ixora e palmeira macarturi.
Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, cuja data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de junho de 1972 durante a Conferência de Estocolmo. O Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até 1972 eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Em 2024, o tema debatido no Dia Mundial do Meio Ambiente pelos países participantes da ONU é “Restauração da terra, desertificação e resiliência à seca”.
A data 5 de junho reflete a grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente destacam-se o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses e outros problemas poderiam ser evitados se todos se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.
Foto: Divulgação/Shopping Rio Claro