O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. No Brasil, o dia é celebrado desde 2018 por meio da Lei 13.652. A data abre a campanha Abril Azul, que visa difundir informações sobre essa condição e combater o preconceito.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo. Com base nessa projeção, estima-se que o Brasil tenha cerca de seis milhões de pessoas com essa condição. Em Rio Claro, a estimativa é de que existam seis mil autistas, segundo projeção feita pela Ammarc (Associação do Movimento das Mães Atípicas de Rio Claro).
A entidade atua em busca de recursos para melhorar a qualidade de vida dos autistas e das famílias. Um dos grandes objetivos da associação é criar o Centro de Atendimento Especializado ao Autista, um espaço voltado para atender pessoas com TEA de todas as faixas etárias.
O projeto avançou no mês passado quando a deputada federal Renata Abreu confirmou ao prefeito Gustavo Perissinotto apoio para que Rio Claro receba recursos federais para construção do centro no bairro Parque Mãe Preta.
Enquanto isso não acontece a Ammarc busca um local para já iniciar os atendimentos. “A nossa associação está buscando um local para se instalar e iniciar os atendimentos dos autistas gratuitamente, pois temos muitos profissionais oferecendo ajuda e uma alta demanda, e acreditamos que um centro apenas não será o suficiente para atender as necessidades do município”, comenta Joselisa Shinoda, presidente da entidade.
Projetos aprovados
Na semana passada, a Câmara aprovou dois projetos de lei relacionados ao TEA (Transtorno do Espectro Autista), ambos de autoria do vereador Emilio Cerri. Um deles prevê a criação de um canal destinado a receber denúncias de maus-tratos e desrespeito aos direitos das pessoas com a TEA.
O outro autoriza a entrada e permanência de cães de terapia e assistência em todos os meios de transporte, assim como em locais públicos e privados de uso coletivo. No ano passado, o Legislativo aprovou a inclusão no calendário oficial de eventos da “Semana Municipal das Mães Atípicas de Rio Claro”, a ser comemorada na terceira semana de maio. O projeto é de autoria de José Pereira dos Santos.
Além desses, a Câmara deverá votar na próxima segunda-feira (7) projeto que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar do Autismo. “A frentevai criar um canal direto entre o parlamentar e a sociedade civil. Queremos facilitar a criação e a tramitação de projetos de lei que beneficiam a população autista. Esta iniciativa nasce do compromisso com a inclusão, a defesa de direitos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA e de suas famílias”, explica Emilio Cerri, autor da proposta.
“Luto pela causa autista antes de ser vereador e hoje agradeço a Deus por ver um sonho tomando forma, que é a construção do Centro de Referência do Autismo na cidade de Rio Claro. Um presente para celebrarmos o mês da conscientização, inclusão e promoção de direitos das pessoas autistas”, acrescenta.
Conforme ele, é necessário “incentivar a adoção de práticas inclusivas na educação, mercado de trabalho e espaços públicos, ou seja, mobilizar esforços para garantir direitos, como diagnóstico precoce, acesso a terapias e suporte às famílias”.
Por Ednéia Silva / Foto: Reprodução/Internet