O Dia Mundial da Oração é celebrado na primeira sexta-feira do mês de março. Esta data surgiu com um grupo de mulheres cristãs dos Estados Unidos e do Canadá no século XIX, e o objetivo era conscientizar as pessoas de que o ato de orar ia além de proferir palavras, mas também agir efetivamente no auxílio de causas sociais. Aqui no Brasil, o Dia Mundial da Oração começou a ser celebrado a partir de 1938. O Diário do Rio Claro ouviu religiosos das mais diversas denominações para ressaltar a importância da oração.
“A oração ajuda a conservar a fé em Deus e a nos entregar a Ele mesmo quando não compreendemos a sua vontade. Há a necessidade de rezar sempre, sem jamais esmorecer. Portanto, não se trata de rezar às vezes, quando ‘estou a fim’. Deus ouve nossas súplicas e, às vezes, achamos que a nossa oração parece ineficaz. Deus ouve nossas orações e súplicas, mas isso não significa que sejamos atendidos no tempo e da maneira que nós queremos. A oração não é uma varinha mágica! Ela ajuda a conservar a fé em Deus e a confiar n’Ele.
Com a oração, experimentamos o carinho e a atenção de Deus que, como um Pai, vem ao encontro de seus filhos, pleno de amor misericordioso. A oração pode ser aquela de recolhimento: na intimidade com Deus. É o subir a montanha, estar a sós com o Senhor. A oração com a comunidade cristã: é fazer presente e em unidade como comunidade fraterna, solidária e que partilha. A oração nos ajuda a vencer obstáculos que, para o cristão, inúmeras vezes, é impossível.” – Pe. Renato Andreatto, pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida.
“Independente da religião, é muito comum observarmos que as orações estão presentes em qualquer manifestação de fé, para as mais diferentes intenções, isto é, cada oração possui palavras direcionadas a determinadas intenções, pode ser um agradecimento, um pedido a ser realizado, solicitação de proteção, entre outros motivos. Quem nunca fechou os olhos e no silêncio entregou suas dificuldades ou alegrias na mão de um Ser maior – cada um com seu deus específico?
Oração é um ato de fé que tem como objetivo elevar uma intenção ou objetivo. Ela pode ser feita através de uma simples conversa em meio a alegrias ou tristezas, um pedido, agradecimento, reconhecimento, súplica ou ainda pelo ato de simplesmente louvar por amor. Nós, Cristãos, aprendemos com Jesus, sobre o DEVER de orar, Ele nos ensinou o modelo da oração quando os discípulos pediram que os ensinassem a orar e ele então fez a oração modelo, a do PAI NOSSO (MT 6: 9-13) aos apóstolos e discípulos.
Ele recomendou que as orações fossem feitas ao Pai em Seu nome (Jesus) João 16:23. O Cristão não fica dez minutos sem orar, oramos uns pelos outros, pela nação, por nossa família, pela providência divina, pelas vestes e alimentos, ou seja, sem oração não vivemos, é nosso ‘oxigênio’ espiritual.” – Pr. Vagner Vertú – Igreja Nova Vida.
“Orar, rezar é falar com Deus, é uma maneira de expressar a sua Fé conversando com Deus. Quando nós rezamos ou oramos a Deus, Ele inclina os seus ouvidos ao nosso clamor: (Salmos 40:1) ‘Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor’. A nossa oração por outra pessoa é extremamente importante. Podemos pedir a cura para o corpo físico de alguém. Leia: (I Reis 17:20-23). Podemos pedir que o Espírito Santo toque no coração de uma pessoa para que ela tenha um encontro com o Senhor. Leia: (ATOS 8:14-17).
Por isso, sempre podemos estar intercedendo em oração por alguém, mesmo que esse alguém não aceite e não reconheça a nossa fé, e Deus sempre nos ouvirá. Saiba que uma oração pode transformar uma vida ou família. Persevere na oração e ela será muito eficaz, não desista de ninguém, Jesus estará sempre com você. Leia: (MATEUS 7: 7-8). A oração mais perfeita que existe é aquela que sai do fundo do coração. E Jesus nos deixou um modelo de oração, simples, direta e objetiva… a oração do Pai Nosso. ‘Pai nosso que estais nos céus. (Mateus 6:9)’” – Padre Daniel Grigoletto – Igreja Católica Apostólica Carismática – Paróquia das Santas Missões.
“Coincidentemente, estamos na Quaresma, que é um tempo de preparação para a Páscoa e, para esse tempo litúrgico, a igreja recomenda intensificar e aprofundar nossa fé e espiritualidade. A oração é um exercício de fé e espiritualidade. Uma experiência com Deus, onde somos fortalecidos pelo Espírito Santo. Oração é uma conversa com Deus, um momento em que podemos ser o que na verdade somos, sem nenhum medo. Podemos ser totalmente transparentes, honestos e sinceros; podemos falar tudo. Nesse sentido, a oração é um exercício terapêutico, de libertação, de cura, de restauração.
É um exercício espiritual que nos renova e nos fortalece como pessoas, nos anima e encoraja, nos dá a certeza de que Deus está conosco, olha por mim, cuida, ajuda. A oração é uma pausa, necessária para nosso refrigério. Um tempo de encontro conosco, com a verdade. Um exercício que nos purifica, orienta, harmoniza e proporciona equilíbrio. A oração é fundamental na vida da pessoa cristã. Ela nutre a nossa fé no Deus Trino. Lutero dizia: ‘É preciso orar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós’.” – Pastor Eldo Krüger, Igreja Luterana.
“Conta-se uma pequena história na qual seu João morreu e foi para o céu. Pedro o aguardava junto aos portões para levá-lo a um passeio. Ali, no meio do esplendor das ruas de ouro, das mansões celestiais e dos coros de anjos, seu João observa um prédio bastante estranho. Para ele, aquilo se parecia com um enorme armazém – não tinha janelas e havia apenas uma porta. Porém, quando ele pede para entrar, Pedro hesita um pouco: ‘Olha, acho que você não quer ver o que existe lá dentro’, diz o apóstolo ao recém-chegado.
Mas quando o apóstolo abre a porta, seu João quase o atropela em sua ânsia de desvendar aquele mistério. Percebe que o prédio tem corredores e mais corredores com prateleiras, do chão ao teto, cada uma delas repleta de caixas brancas amarradas com fitas vermelhas. ‘Essas caixas têm nomes escritos nelas’, nota seu João, pensando em voz alta. Então, ele se vira para Pedro e pergunta: ‘Há alguma com o meu nome?’, ‘Sim’, responde o apóstolo. Ele alcança seu João no momento exato em que este já puxou a fita de sua caixa e está quase tirando a tampa.
Ao olhar o interior da caixa, seu João reconhece o conteúdo instantaneamente. Deixa escapar um enorme suspiro, semelhante aos muitos que Pedro já escutara tantas outras vezes. A caixa continha todas as bênçãos que Deus queria ter dado a seu João enquanto ele estava na terra… Mas seu João nunca pedira. ‘Pedi’, prometeu-nos Jesus, ‘e dar-se-vos-á’ (Mt 7:7). ‘Nada tendes, porque não pedis’ (Tg 2:4). A bondade de Deus não tem limites.
Mas se ontem você não pediu a sua bênção, então você não recebeu aquilo que poderia ter ganhado. É este o problema. Se você não pede a bênção de Deus, deixará de receber aquelas que são concedidas apenas mediante um pedido. Da mesma forma que um pai se sente honrado por ver um filho pedindo sua bênção, Nosso Pai se agrada em atender generosamente quando a bênção Dele é tudo o que você mais quer.” – Pr. Nilson Dias – Igreja Batista do Calvário.
“A oração é uma conversa com Deus. Sem ela, a pessoa de fé fraqueja em sua caminhada. Ela (a oração) pode ser considerada o ‘combustível do carro’. Sem ela, o veículo pode não funcionar. Na trajetória dos santos, podemos ter exemplos de vida, de oração. Um bispo amigo sempre diz: ‘quem não reza, vira bicho.’” – Padre Antônio Carlos D’Elboux.
“Jesus, sendo Deus, tinha constantemente uma vida de oração, Ele nos deixou o exemplo que, através da prática da oração, podemos vencer as lutas, os problemas e sentir paz no coração. Através da oração, recebemos muitas dádivas de Deus; a oração pode mudar situações de impossibilidades e nos levar mais perto de Deus em momentos de tribulações. Precisamos nos habituar em termos no dia a dia um tempo para orarmos. Penso que a oração é o que nos dá forças para caminharmos diante das circunstâncias no mundo em que estamos vivendo.” – Hermes Fiorio, Igreja do Nazareno Peniel.
Fotos: Divulgação