O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março e aproveitando a ocasião, o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro, Osmar da Silva Junior, falou a respeito dos trabalhos feitos pela autarquia, responsável por abastecer a cidade com água tratada, dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde e claro, sobre este bem tão valioso, mas que infelizmente, não tem sido tão valorizado como deveria em todo o mundo.
O que te surpreendeu ao chegar no Daae, negativa e positivamente?
Osmar: Em uma somatória de dificuldades que vem enfrentando há mais de trinta anos, o Daae, sem dúvida, passa pelo seu pior momento da história, tanto financeiro, como das estruturas operacionais. Porém, há muita vontade de todos, principalmente dos funcionários, em reerguer o Daae, que é um patrimônio da cidade e isso é o que nos motiva. Tenho enorme orgulho dos funcionários do Daae. Eles são heróis em nossa cidade, que cuidam e trabalham arduamente todos os dias para manter a água com 100% de qualidade e quantidade. Todos trabalhamos para o bem do Daae e não deixaremos que essa história acabe, mas para isso a participação e reconhecimento pela população é fundamental.
Como é feito o trabalho para garantir a qualidade da água?
Osmar: Essa é a principal missão do Daae. Levar, todos os dias, água com total excelência para as torneiras das casas das pessoas. Nós realizamos um trabalho ininterrupto para assegurar a qualidade da água distribuída, com análises de controle de qualidade realizadas a cada hora antes da saída da água tratada, todos os dias da semana, nas duas Estações de Tratamento de Água (ETAs 1 e 2). Equipes se revezam em um trabalho feito 24 horas por dia, seguindo um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade em testes laboratoriais, de acordo com as especificações do Ministério da Saúde. Também fazemos a coleta de no mínimo 10 amostras por dia, em pontos aleatórios nos mais de mil quilômetros de rede de distribuição, em todos os bairros e distritos da cidade. Esse trabalho também é feito pela Agência Reguladora (Ares-PCJ) e pela Vigilância Sanitária de Rio Claro, assegurando e confirmando a total qualidade da água que oferecemos para a cidade.
Dentro de um orçamento restrito, é possível traçar planos para o Daae?
Osmar: Apesar de todos os problemas, estou muito otimista e trabalho todos os dias em busca de soluções para tantos problemas que temos. Há muitos planos para melhorar a autarquia. Eu amo o Daae, cresci na Vila Indaiá, ao lado do Daae e sempre acompanhei os trabalhos e vi seu crescimento e evolução. E quando se acompanha ou conhece a sua história, você se apaixona pelo Daae. Sabemos que o desafio é enorme, mas estamos comprometidos em melhorar o Daae em todos os aspectos e esperamos conseguir transformar alguns sonhos em realidade, beneficiando toda a população de Rio Claro.
Nesse Dia Mundial da Água, qual mensagem gostaria de deixar sobre o tema?
Osmar: O Dia Mundial da Água nos faz refletir como tratamos esse bem tão valioso. Devemos pensar na água não somente em um, mas em todos os dias do ano. Sem dúvida, a água é o recurso natural mais importante para a vida de todos nós, mas ela não é valorizada como deviria. Devemos cuidar e dar mais importância para aquilo que realmente necessitamos para viver e reconhecer o quanto a água representa para todos nós. Evitem desperdícios, usem sempre com consciência e responsabilidade. Valorizar a água é valorizar a vida.
Fotos: Divulgação