O descarte incorreto do óleo de cozinha usado é extremamente prejudicial ao meio ambiente, para se ter ideia, um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de um milhão de litros de água, o que é aproximadamente consumido por uma pessoa em 14 anos. O óleo de cozinha pode causar a poluição das águas, impedindo a entrada de oxigênio e luz.
O óleo de cozinha usado chega também aos solos, tanto por meio das margens dos mananciais aquáticos quanto por meio do óleo descartado no lixo comum que acaba parando nos lixões. O óleo contamina o solo e acaba sendo absorvido pelas plantas, prejudicando-as, além de afetar o metabolismo das bactérias e outros micro-organismos que fazem a deterioração de compostos orgânicos que se tornam nutrientes para o solo. É também por meio da infiltração no solo que esse óleo de cozinha polui os lençóis freáticos. Outro problema é que esse óleo usado torna o solo impermeável e, quando ocorrem as chuvas, contribui para o segmento de enchentes.
Em Rio Claro, a população tem opção de fazer a sua parte com o descarte correto, contribuindo para o meio ambiente. Uma empresa instalada no município realiza o trabalho para que o óleo não seja descartado incorretamente. De acordo com os representantes, atualmente, 500 mil litros de óleo por ano são retirados do meio ambiente. “A empresa Verde Gerenciamento de Resíduos é a responsável pela conscientização, coleta e reciclagem do material recolhido na cidade de Rio Claro e macro região. Fundada em agosto de 2012 é uma empresa genuinamente rio-clarense. Começamos pequeno e hoje somos referência em toda região. São 10 anos de muito trabalho e determinação com um único objetivo: deixar um planeta mais verde. Ao longo da nossa trajetória podemos ver que as pessoas estão mais conscientes sobres os impactos causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha. Mas podemos fazer muito mais. Ainda tem uma grande parcela de pessoas que desconhece a importância do correto descarte do óleo”, observou o proprietário da empresa Luís Fernando Lombardi Júnior.
Processo
O responsável explica como é feito o processo a partir da coleta até a transformação do produto. “Atendemos residências, igrejas, escolas, empresas e comércios alimentícios, como restaurante, lanchonete, bar, buffets etc. Retiramos esse material levamos até nossa base, onde começamos o processo de filtragem, aquecimento e decantação, separamos todas as impurezas do óleo como água e borra (resíduos de fritura). Armazenamos esse material e enviamos às usinas que transformam o óleo em biocombustível (biodiesel).”
E orienta que cada morador pode contribuir com a destinação. “Faça sua parte: após usar o óleo, espere esfriar, despeje-o em um recipiente não retornável e ligue para Verde. Ajude nesta luta por um planeta mais verde”, ressalta.
Coleta do óleo de cozinha
Para a coleta do óleo de cozinha, a população pode entrar em contato pelo telefone 3527-1125 e 99998-9425. A Verde está localizada na Avenida M-7, 98, Vila Martins, entre as ruas M-2 e M-3.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação