Nesta quarta-feira, dia 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água, recurso natural essencial à vida. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
A BRK, concessionária responsável por serviços de esgoto em Rio Claro, se orgulha de destacar os resultados e, principalmente, os benefícios dos serviços de esgoto para a despoluição dos córregos e rios da cidade.
Segundo estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, utilizando dados do IBGE de 2019, no Brasil, estima-se que quase 100 milhões de pessoas não têm acesso ao serviço de coleta dos esgotos e somente 49% dos esgotos gerados no país são tratados, o que equivale a jogar todos os dias na natureza, uma média de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento.
No município, o cenário do esgotamento sanitário é bem diferente do encontrado nacionalmente. Rio Claro é pioneira na concessão dos serviços em modelo de parceria público-privada (PPP) e conta com avanços progressivos nos serviços de tratamento de esgoto.
Em Rio Claro, tanto a coleta quanto o tratamento de esgoto já são universalizados de acordo com o as metas do novo marco nacional do saneamento, atingindo praticamente 100% em coleta e afastamento em área urbana, e 92% em tratamento, índice que era de 11% antes da concessão.
Para coletar todo o esgoto da área urbana, ou seja, destinar todo o efluente gerado nos imóveis (pelas pias, ralos e vasos sanitários) até as devidas tubulações, existem 832 quilômetros de redes. Já o tratamento desse esgoto ocorre por meio de uma estrutura que contempla 15 unidades de bombeamento e oito estações (na área urbana: ETE Jardim Novo, ETE Conduta, ETE Flores e ETE Palmeiras, e nos distritos municipais: ETE Ajapi, ETE Batovi, ETE Ferraz e ETE Assistência), que tratam, no total, mais de 43 milhões de litros de esgoto por dia.
Os atuais índices de saneamento demonstram um grande ganho ambiental para a cidade. Vale destacar que, com os serviços prestados pela concessionária, os principais rios e córregos da cidade já se encontram despoluídos. O Ribeirão Claro, que dá nome a cidade, foi o primeiro a ser beneficiado com a retirada do esgoto anteriormente nele despejado.
O córrego da Servidão, curso d’água que marca a área de formação do município, também já está livre do esgoto com a eliminação de um problema histórico e crônico da região de acesso à cidade e extensão total da Avenida Visconde de Rio Claro: o mau cheiro. A despoluição desses cursos d´água é exemplo de ação local capaz de gerar benefícios regionais. Além de impactar diretamente nas melhorias das condições do rio Corumbataí.
“O acesso ao saneamento básico é de extrema importância para a população, já que contribui para a redução de doenças de veiculações hídricas e impacta positivamente na educação. Além disso, promove a preservação do meio ambiente, preservando os rios e mananciais dos municípios”, destaca Alexandre Leite, gerente de operações da BRK em Rio Claro.
“A nossa preocupação com a conservação dos cursos d´água e com a preservação da qualidade dos recursos hídricos de Rio Claro passa pelo aumento dos indicadores de esgotamento sanitário da cidade. Temos o compromisso de transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico”, conclui o gerente.
Dia Mundial da Água em Rio Claro
A BRK irá realizar uma exposição com peças e objetos inusitados já encontrados nas tubulações de esgoto de Rio Claro e, por meio de painéis, informar sobre o funcionamento das estações de tratamento do município. Além disso, os visitantes poderão fazer uma visita virtual pelas instalações da estação de tratamento de esgoto Jardim Novo, utilizando óculos de realidade virtual.
A exposição será realizada nesta quarta-feira (22), no Lago Azul na Rua 2-A, 983, na Vila Aparecida, das 8h30 às 12h.
Foto: Divulgação