Instituído através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992, o dia Internacional da Pessoa com Deficiência passou a ser todo dia 3 de Dezembro de cada ano.
Esta data tem como objetivo trazer a reflexão sobre os Direitos das Pessoas com deficiência, avanços, conquistas e desafios.
Muitas vezes nos pautamos em buscar soluções para Inclusão em ações concretas do Poder Público e de garantias de Direitos, mas nos esquecendo de que a mudança esta em nós, sociedade. Em nosso cotidiano, sem perceber muitas vezes, agimos de forma preconceituosa, às vezes com superproteção, outras com pena, de fato não buscando nem ao menos conhecer as pessoas com suas qualidades, defeitos, história, colocando acima do ser humano a limitação funcional que detém. Antes de tudo, a pessoa com deficiência é um ser humano com sentimentos, qualidades, defeitos, virtudes, capacidade, etc.
A determinada limitação funcional não o faz melhor e nem pior do que nenhum ser humano, só muitas vezes necessita de adaptações para exercício de determinadas ações cotidianas. As barreiras sociais e atitudinais se inserem, muitas vezes, até mesmo por pensamentos, como acreditar que uma pessoa com deficiência não pode ou não precisa estudar, trabalhar, casar. A partir daí, agimos a delimitar os caminhos para que estas pessoas se desenvolvam em busca de seus objetivos, impedindo o desenvolvimento pessoal de cada um.
Claro, é evidente a importância do Poder Públicos e sua função concernente a dar qualidade de vida às pessoas com deficiência, e temos que cobrar, sim, mas, muitas vezes, esquecemos que a mudança esta em nós.
GIRO INCLUSIVO
RIO CLARO TRAZ MEDALHAS
Rio Claro se destacou com atletas ACD (Atletas com deficiência) nos Jogos Abertos que aconteceram em São Carlos. Bianca Canovas Garcia levou o ouro no 100 metros rasos ACD – Feminino; Lucas de Oliveira Torresin ficou em 2º lugar nos 100 Metros Rasos ACD, trazendo a prata para Rio Claro.
Participaram também Dali Gonçalves, que ficou na quarta posição no Atletismo Feminino ACD e Abideraldo Canovas no arremesso de peso, que também ficou na quarta posição.
Representando Rio Claro participou como guia Michele de Lima chagas; Comissão Técnica: Lucas de Oliveira Torresin; Coordenação: Karyn Cristine do Nascimento.
Implantadas no ano de 2017, as modalidades de esportes para pessoas com deficiência em Rio Claro vêm se destacando nas competições com a Secretaria de Esportes e Turismo e apoio da Assessoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que parabeniza os nossos atletas.
VIRADA INCLUSIVA
Sua programação tem início no dia 2 de dezembro, domingo, a partir das 8 horas, com a corrida e caminhada na Floresta Estadual, junto ao projeto A Família na Floresta, que segue com programação musical no decorrer do dia. E no dia 3, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, às 8h30, festival de Natação no Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria” (Endereço: Av. José F. Castellano, 1.700 – Vila Cristina ) e, às 13h30, apresentações musicais, culturais e esportivas na sede do Instituto Alan Kardec, Rua 10, 1.123 – Santana.