Vários países comemoram hoje, 1º de Maio, o Dia do Trabalho. É feriado no Brasil e em cerca de 80 países. Brasil, Estados Unidos, Portugal, Rússia, França, Austrália, Espanha e Argentina são alguns dos países que celebram o Dia do Trabalhador como feriado nacional. No entanto, em algumas regiões a folga é dada em data diferente do 1º de maio.
A comemoração tem origem no ano de 1886 quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação pelas ruas cidade reivindicando a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias.
A manifestação teve a adesão de milhares de pessoas e houve uma greve geral. Houve confrontos com a polícia, pessoas morreram e outras ficaram feridas.
E, em 1889, a Segunda Internacional Socialista, que reunia várias organizações de trabalhadores, decidiu em Paris, convocar todos os anos uma manifestação pela implantação das oito horas. A data escolhida foi o 1º de Maio, em homenagem aos trabalhadores de Chicago.
Em 1891, durante uma manifestação, 10 operários foram mortos no Norte da França. Vinte e oito anos depois, a França passa a adotar as oito horas de jornada de trabalho e anuncia o 1º de maio como o Dia do Trabalho.
No Brasil, a data é celebrada desde 1925 – durante a gestão do presidente Artur Bernardes (1875-1955), quando virou decreto após a greve geral em 1917. Mas a maior mudança só veio com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943, criada e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas (1882-1954). A CLT é um conjunto de leis que garante aos trabalhadores direitos como férias e 13º salário.
Por Agência Brasil / Foto: Wikipédia