O rock é um dos mais influentes e amados gêneros musicais em todo mundo. Apesar de ter surgido na década de 50, o estilo continua vivo e conquistando gerações. Foi com esse propósito que a escritora Vivian Guilherme escolheu o rock como trilha sonora para os seus romances. Apaixonada pelo estilo e com uma extensa carreira dedicada à cultura, Vivian faz questão de trazer a música que figura quase como um personagem de seus livros.
Para ela, a trilha sonora é tão importante quanto outros componentes da narrativa. “Gosto de pensar na música como um pano de fundo, pois ao citar um artista, ou uma música, é possível visualizar outros itens da narrativa, como o próprio tempo e espaço. Afinal, a música pode construir esse panorama também, por exemplo, quando trago algumas músicas dos anos 2000 para minha narrativa, já estou ajudando o leitor a visualizar um tempo e aquele espaço, onde a música independente sempre foi o destaque”, observa a autora.
Em seu livro de estreia, intitulado “O Cara do Pôster”, Vivian nos conta a história de amor entre Karen e Ricardo, uma produtora de eventos e um guitarrista de uma banda de heavy metal. No entanto, muito além do clichê romântico entre fã e ídolo, o enredo mostra a realidade dos músicos e produtores de rock no Brasil, que encontram dificuldades para viver somente da arte e precisam buscar formas alternativas para pagar suas contas, desde produzir casamentos e festas de peão, até tocar em pequenos bares ou manter uma profissão alternativa, como é o caso de Ricardo que também é advogado.
“A maior parte dos livros e filmes que vemos retratando romances com rockstar mostram esses artistas muito famosos e ricos, mas essa é a realidade da minoria dos músicos brasileiros, infelizmente. Foi isso que motivou a história, o guitarrista foi famoso no passado, mas enfrentou as mesmas dificuldades que os músicos encontram, a relação entre os membros da banda, a cobrança da família e até mesmo o peso da idade”, esclarece Vivian.
Além da música há outra particularidade nas obras da autora, as cidades do interior como cenário dos acontecimentos. Em “O Cara do Pôster”, a personagem principal mora na cidade paulista de Rio Claro, enquanto que Ricardo está na mineira Alfenas, mas o primeiro encontro dos dois acontece no município de Araras, interior de São Paulo.
“É muito comum vermos escritoras brasileiras escrevendo sobre outros países e isso também é legal, mas falta representatividade para o nosso dia a dia. Penso que a literatura além de ser recreativa também pode ser um registro histórico, o que pode parecer bobagem, mas as novas gerações não sabem como era assistir um show de rock no meio da praça, por exemplo. É isso que quero registrar.”
Como uma estrutura recorrente, esses dois pontos continuam na produção de Vivian, que acabou de finalizar a escrita de seu segundo romance. Ainda com título em aprovação, o livro também traz o rock como pano de fundo e mais uma vez se passa em cidades do interior de São Paulo.
“Meu próximo livro se passa em Piracicaba e Saltinho, mas no ano de 2007. Por isso tenho certeza que vai ser um grande ‘revival’ para quem gosta de rock e frequentava os shows nessa região, além de trazer um pouco sobre essa realidade pré-smartphones, quando as mensagens eram trocadas em SMS e em murais no Orkut.”
O segundo livro da autora está em fase de revisão textual e deve ser lançado ainda neste ano apenas no formato digital. Já o ‘debut’, “O Cara do Pôster”, teve apoio da Prefeitura Municipal de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pode ser encontrado em bibliotecas municipais, Kindle Unlimited, livrarias ou diretamente com a autora em seu Instagram: @vivianguilherme.
Ficha técnica
Título: O cara do pôster
Autor: Vivian Guilherme
ISBN: 978-65-00-53499-3
Páginas: 200
Preço: 25,00
Onde encontrar: Amazon
Sobre a autora
Vivian Guilherme é escritora, jornalista, compositora e produtora cultural. Graduada em Letras, com pós-graduação em Jornalismo e Filosofia, é mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (Ufscar). Teve seus primeiros textos publicados em coletâneas do Centro Literário de Rio Claro (Clirc), sua cidade natal, no começo dos anos 2000. Foi eleita Personalidade Musical do ano por duas vezes (2008 e 2011) no Prêmio GRC Music, por seus trabalhos como idealizadora do Festival Rock Feminino.
Em 2021, foi a segunda colocada na categoria mídia do Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, que contempla ações no combate à violência contra a mulher. Atuou como jornalista e editora nos jornais Diário do Rio Claro, Jornal Regional e Jornal Cidade. Hoje é repórter na TV Claret, afiliada da TV Brasil. Adora romance, música, doces e tudo que pode surgir dessa combinação.
Redes sociais da autora
Site: https://vivianguilherme.rockfeminino.com.br/
Wattpad: VivianGuilherme
Instagram: @vivianguilherme
Twitter: @vivianguilherme
Facebook: /vivianguilherme
Foto: Divulgação