Neste domingo, 18 de junho, comemora-se o Dia do Químico, uma data dedicada aos profissionais que desempenham um papel crucial na garantia da qualidade de diversos produtos essenciais para o dia a dia. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Rio Claro, reconhece a atuação indispensável dos químicos na garantia da qualidade dos serviços essenciais de coleta, afastamento e tratamento de esgoto no município.
Os químicos desempenham atividades essenciais no controle da qualidade do efluente que é devolvido à natureza após o tratamento. Por meio de ensaios, análises laboratoriais e monitoramento rigoroso em todas as etapas do processo de tratamento do esgoto, esses profissionais contribuem diretamente para a remoção de substâncias poluentes, cumprindo os requisitos legais ambientais exigidos.
As etapas do tratamento de esgoto são realizadas em conjunto com diversos ensaios analíticos e um monitoramento rigoroso, garantindo que o efluente tratado volte para a natureza atendendo aos limites permitidos. A BRK possui vários funcionários com formação em química em seu quadro de colaboradores de Rio Claro. Profissionais que, em conjunto com as demais equipes da empresa, são responsáveis por atestar que os efluentes tratados estejam de acordo com os parâmetros requeridos pelos órgãos fiscalizadores.
“As análises químicas contribuem para o desenvolvimento de técnicas mais eficientes de tratamento de efluentes, possibilitando a remoção adequada de poluentes e substâncias nocivas. Isso resulta em uma redução significativa do impacto ambiental causado pelos efluentes domésticos e industriais, preservando os ecossistemas aquáticos e promovendo a conservação dos recursos hídricos”, afirma Fábio Onjua, com formação na área e que atua na operação de esgoto da BRK em Rio Claro.
Os profissionais de química buscam a máxima eficiência na operação de todas as etapas relacionadas aos serviços de esgoto prestados ao município. Por dia, são cerca de 43 milhões de litros de esgoto recebidos in natura nas estações de tratamento da cidade, tratados e devolvidos de forma responsável aos rios e córregos, contribuindo para a prevenção de doenças e a proteção do meio ambiente.
O acompanhamento da qualidade do efluente tratado e a eficiência do processo de tratamento do esgoto têm impactos diretos no desenvolvimento socioeconômico do município, na saúde e bem-estar da população, bem como na preservação do meio ambiente.
Dia do Químico
O dia 18 de junho foi escolhido como o Dia Nacional do Químico, pois nessa data, no ano de 1956, foi promulgada pelo então presidente Juscelino Kubitschek a “Lei Mater dos Químicos” – Lei nº 2800/56. Tal lei dispôs sobre o exercício da profissão de Químico e criou os Conselhos de Química: CFQ/CRQs (Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química).
Foto: Agência Brasil