Inovação é a palavra chave que norteia a vida de publicitário. Entender o mercado e a forma como ele se modifica ano a ano é o grande desafio, porém, enfrentado com maestria pelos profissionais de marketing. Na segunda-feira (1º), é celebrado o Dia do Publicitário, a data foi escolhida por ter sido nesse dia, em 1966, que aconteceu a aprovação da Lei nº 4.680, que regulamenta a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda. O Diário do Rio Claro conversou com dois profissionais da área que falaram sobre os desafios para o setor em meio à pandemia.
Para a publicitária Katrin de Pilla Pereira, da Agência Ppress, a “publicidade sempre foi extremamente importante para qualquer empresa que quisesse de destacar no mercado, mas com a pandemia ela se tornou essencial, já que, a grande maioria das empresas buscou inovação através das mídias digitais e aí o desafio passou a ser chamar a atenção da persona desejada em meio a um mar de informações”. Segundo ela, a pandemia afetou positivamente o setor da publicidade, principalmente no digital, pois cada vez mais empresas passaram a investir em busca de melhores resultados.
O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Claretiano Faculdade, João Carlos Picolin, acredita que a publicidade e o trabalho do publicitário sempre serão muito importantes. “As relações sociais evoluem, os meios de comunicação se atualizam, as demandas e desejos sempre estão em constante mudança; e o publicitário tem de estar atento a isso. A internet, as redes sociais, a horizontalização da comunicação etc. mudam a forma de fazer propaganda. E, é claro, os publicitários encontram novas e criativas formas de promover a relação entre quem tem algo a oferecer e quem deseja consumir algo, sempre atentos a essas mudanças; inclusive em relação às redes sociais”, destaca.
Picolin avalia que a pandemia exigiu adaptação de todos os setores. “É preciso ter muito cuidado ao tratar da pandemia. Nenhum segmento da economia é maior do que a vida humana. E só temos a lamentar pela perda de tantas vidas humanas. Agora, é fato que pandemia afetou todos os setores e, consequentemente, a publicidade. Entretanto, empresários, prestadores de serviço, setores da indústria etc., se adaptaram ao novo cenário imposto pelas restrições da pandemia. Com a publicidade não foi diferente. Veja, por exemplo, como tantos setores passaram a expor mais seus produtos e serviços pela internet, o crescimento do segmento de marketplace, e-commerce e serviços de entrega e logística, por exemplo. A publicidade tem sido muito eficiente nesse cenário para quem soube investir numa boa comunicação.”
FUTURO
Segundo Picolin, os desafios são constantes na profissão. “Veja por quantas transformações estamos passando desde o início deste século. Se estamos mudando a forma de consumir comunicação, também temos de mudar a forma de fazer comunicação. Estar atento às mudanças das relações humanas e antecipar cenários sempre foram grandes desafios para os profissionais de comunicação. Os profissionais de propaganda que conseguem fazer isso com mais habilidade, terão sempre mais oportunidades. Não se trata de apenas fazer anúncio. Clientes e consumidores querem, precisam e exigem muito mais do que isso”, aponta.
Estar atento às mudanças é um dos diferenciais, analisa Katrin. “Acho que o maior desafio é estar sempre atento ao comportamento humano e aos hábitos de consumo. As plataformas e a forma de se comunicar mudam cada vez mais rápido e para que o nosso cliente sinta realmente os efeitos da comunicação na qual está investindo, ele precisa estar acompanhando essas mudanças. Este é o papel da agência, orientar o cliente para o melhor caminho”, conclui.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação