Hoje é o Dia do Motorista, data definida por conta de outra, religiosa – hoje também é o Dia de São Cristóvão, considerado o Padroeiro dos motoristas no Brasil, que tem cerca de 78 milhões de condutores de veículos habilitados, segundo dados de 2022 do Governo Federal. Conforme dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), também com base em dados de 2022, cerca de 12,9 milhões seriam motoristas profissionais, ou seja, fazem da direção de um carro, caminhão, van, ônibus, sua fonte de renda, seu sustento.
Dentro desse número há outro, do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), mas esse dado já é de abril deste ano e aponta que existem no Brasil 1,27 milhão de motoristas profissionais que trabalham através de plataformas ou aplicativos – dirigindo carros com passageiros.
E há outro dado interessante, em especial para um país que movimenta quase todo o seu PIB (Produto Interno Bruto) relacionado a bens, insumos, alimentos, etc sobre rodas: o Brasil tem cerca de 2 milhões de caminhoneiros, segundo a CNT (Confederação Nacional de Transportes).
Em Rio Claro, onde há indústrias de porte – tanto no município quanto na região, que é considerada um dos maiores polos ceramistas da América Latina, basta uma rápida passagem pelo distrito industrial ou outras regiões empresariais para ver o intenso movimento de caminhões e carretas que escoam a produção local para todo o Brasil e também para locais de onde seguem para exportação.
Caminho menos difícil, mas sempre desafiador
Se tem uma coisa que interessa a quem ganha a vida dirigindo, é o estado das rodovias brasileiras. Em São Paulo, a notícia nesse Dia do Motorista é boa. Mais de 2,3 mil quilômetros de rodovias e estradas foram recuperados no primeiro semestre deste ano pelo Governo de São Paulo por meio de obras e investimentos da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. As 191 obras executadas nas rodovias e estradas vicinais geraram 4,6 mil empregos diretos e 22,4 mil indiretos.
Entre as melhorias, estão o revestimento com asfalto, adequação do sistema de drenagem e sinalização horizontal. As obras são importantes para dar mais fluidez, celeridade e segurança ao transporte rodoviário.
Além disso, há 38 obras em andamento em rodovias estaduais para recuperar mais 364 km de pistas e 184 obras em estradas vicinais para recuperar trechos que somam 1,5 mil km. As vicinais ligam centros urbanos a áreas rurais e são fundamentais para escoamento de produção, atração de investimentos logísticos e industriais, criação de rotas turísticas e separação do tráfego urbano e rural dos trechos rodoviários de longa distância.
Expansão de rodovias
Em 2023, a malha rodoviária estadual ganhou mais 37,8 km, por meio de 17 obras de extensão em 10 rodovias fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). As principais expansões foram:
– SP-065, com implantação 4,2 km de marginais divididos em diversos trechos de Igaratá, Nazaré Paulista e Atibaia (R$ 17,5 milhões)
– SP-332, com implantação de marginal em Conchal; SP-021, com a primeira etapa das obras de implantação de marginal no Rodoanel Oeste em Osasco
– SP-191, com 1,5 km de extensão da nova faixa adicional próximo ao bairro Morro Grande, entre Araras e Conchal
– SP-070 (Rodovia Ayrton Senna, com a construção de 11 km de 3ª faixa de rolamento, em Mogi das Cruzes.
Fonte: (Governo do Estado)
Estradas rurais
Mais de mil quilômetros de estradas rurais foram recuperados no semestre por meio do Programa Melhor Caminho, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O objetivo é melhorar o escoamento da produção agropecuária e reduzir a erosão do solo e o assoreamento dos rios. O programa tem atuação transversal, melhorando índices econômicos e sociais.
O Governo de São Paulo fez 171 obras nas regiões de Araçatuba, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Central, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos e São José do Rio Preto, com um orçamento de R$ 130 milhões. Com informações do governo estadual.
Foto: Governo do Estado