A 1ª Parada Orgulho Prateado será realizada neste domingo (29), das 7h30 às 12h30, no barracão do Parque Municipal Lago Azul, em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, que é no dia 1º de outubro. O evento é organizado pelos grupos de terceira idade e OAB, e conta com vários apoiadores.
“A Parada dará visibilidade às mais de 37 mil pessoas idosas que vivem em Rio Claro, contribuindo para a sensibilização e conscientização das diferenças e potencialidades na velhice e seus direitos que devem ser respeitados e garantidos”, comenta o advogado Sérgio Dallanese, presidente da Comissão de Direitos 60+ da OAB de Rio Claro.
De acordo com ele, a intenção é comemorar o Dia da Pessoa Idosa de forma alegre e festiva para combater o preconceito, garantir o envelhecimento saudável e destacar o orgulho de ser pessoa idosa.
“O avanço científico e tecnológico cria uma situação favorável ao alongamento da vida. A longevidade é uma conquista que requer políticas públicas e ações que atendam as necessidades das pessoas no processo do envelhecimento. Nesse contexto estão questões como saúde, moradia, entretenimento, entre tantas outras que auxiliem no combate à solidão e ao idadismo, que acolham as velhices singulares, que motivem o protagonismo e a inclusão das pessoas idosas e da intergeracionalidade, que garantam direitos, acesso, solidariedade e qualidade de vida ao envelhecer”, afirma.
A programação do evento terá início às 7h30 com realização da Corrida Saudável, atividade restrita às pessoas 60+. Em seguida, a partir das 8h, acontece a Caminhada Sambante com participação da escola de samba A Casamba.
Após a caminhada, o público terá disponível várias atividades: Liang Gong, capoterapia, vôlei adaptado, jogos de mesa e oficina Longevidade & Poesia. Às 10h30 haverá apresentação musical do Grupo Seresteiros.
Além dessas atividades, durante todo o evento serão oferecidos os serviços de aferição de pressão, exame de diabetes e cálculo do IMC.
Foto: Divulgação/Prefeitura de RC