O Dia do Guarda Civil é celebrado em todo país em 3 de setembro. A data começou a ser comemorada a partir de 1966, com a promulgação da Lei No. 5.088, de 30 de agosto de 1966, sendo um reconhecimento ao trabalho do profissional de segurança que está mais próximo da população.
GUARDA CIVIL DE RIO CLARO
Em Rio Claro, a Guarda Civil Municipal (GCM) instituição de caráter civil, uniformizada e armada, foi fundada em 16 de maio de 1996. Conta com profissionais habilitados a compreender a complexidade dos problemas na área de segurança e comprometidos em solucioná-los; obedecendo as orientações da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça.
Atualmente, a GCM de Rio Claro conta com 121 profissionais, sendo 24 mulheres. A comandante Joelma Borges de Assunção Silva, tornou-se a primeira mulher a ser nomeada no comando da corporação.
As Guardas Municipais estão previstas na Constituição Federal no parágrafo 8º do artigo 144 destinadas a proteção dos bens, serviços e instalações do município. A Lei Federal de número 13022 de 2014, também conhecida como Estatuto das Guardas Municipais, regulamentou as atribuições desenvolvidas por essas instituições.
Conforme o artigo 1 da Lei Complementar N°095 do Município de Rio Claro, a Guarda Municipal é uma instituição de caráter civil, uniformizada e armada, com a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal, destinada à proteção dos bens, serviços e instalações do Município, bem como a realização do patrulhamento preventivo-comunitário, como garantia e proteção do bem-estar das pessoas e do desenvolvimento sustentável do município.
Os integrantes da Guarda Civil Municipal de Rio Claro têm a prerrogativa de poder de polícia administrativa, inclusive sancionatório, ressalvadas as hipóteses em que, por força de Lei, a atribuição seja privativa de outra categoria funcional, situação em que poderá auxiliar a fiscalização com a prática de atos meramente materiais.
A GCM de Rio Claro conta com Patrulhas Especiais: Patrulha Maria da Penha/Patrulha do Idoso, Patrulha Rural, Patrulha Ambiental/Animal e a Patrulha Escolar, além de programas de conscientização com palestras sobre violência doméstica e as leis de trânsito. Outro projeto que tem se destacado é o de Cinoterapia, em que os Guardas juntos com o Cão Doutor visitam instituições, hospitais e escolas com o objetivo de proporcionar bem-estar através do contato com o cão. “Retomamos muito forte nosso projeto de educação, o Cão Doutor realizado pelo GCM Rafael, a Maria da Penha nas escolas, e o teatro que estamos abordando trânsito, drogas, educação ambiental e maus tratos animais, tudo para conscientizar. Além de palestras nas escolas e empresas sobre violência doméstica e sobre o trabalho da guarda civil, quem está desenvolvendo é a assistente social Sônia Mantovani”, observou o secretário adjunto de segurança e guarda municipal Rodrigo Gonçalves.
CASA DA MULHER EM RIO CLARO
Como destacou o secretário adjunto de segurança e guarda municipal Rodrigo Gonçalves, o próximo passo do setor é a instalação da Casa da Mulher na cidadã. “Vai ser um espaço de acolhimento. A Guarda é a porta de entrada, ela atende a ocorrência de violência contra a mulher e nessa casa vão ter profissionais de diversas áreas da prefeitura, saúde, desenvolvimento social, para orientar e encaminhar a mulher para um curso, verificar se precisa de atendimento do CRAS, na área da saúde. A casa da Mulher vai ser na Avenida Visconde com a Avenida 26”, destacou Rodrigo.
ATENDIMENTO AOS GUARDAS
Já para o cuidado com a saúde dos guardas, Rodrigo ressaltou um novo trabalho com profissionais da área de psicologia. “Mês de setembro é o mês de prevenção ao suicídio, as polícias são as instituições que acabam cometendo mais suicídios então vamos investir massivamente na saúde mental dos guardas. Temos parceria com a Anhanguera, inclusive, um time de psicólogos coordenado pela psicóloga Maria Amorim, inicia um trabalho de observação nos trabalhos da guarda, na parte do atendimento ao público, no rádio que é um trabalho muito estressante também, começar observar e entrevistar os guardas, para saber deles as dificuldades e propor uma melhoria na psicologia organizacional. Trabalho inovador”, ressaltou.
CONTATOS
Emergências: 153 / 08007711532
Administração: 3522-2277
Endereço: Rua 12, n. 26 – Bairro do Estádio – Rio Claro – SP
GCM de Rio Claro.
“Parabéns aos guerreiros Guardas Civis Municipais que mesmo enfrentando batalhas por reconhecimento, no âmbito jurídico de seus trabalhos realizados no dia a dia, o Guarda Civil jamais desiste de lutar pela causa justa da categoria”, destacou a GCM de Rio Claro.
Por Redação DRC