Aos 83 anos de idade, lá está ele do lado de dentro do balcão prestando os serviços de contador, assim tem sido a vida profissional do José Mattos à frente do Escritório Contábil Contex desde 1962 quando teve o registro cadastral do início da atividade em Rio Claro no dia 12 de janeiro de 1962. E desde muito tempo atua ao lado do filho Fernando Antonio de Mattos que iniciou no escritório com 10 anos de idade, diplomado em 1991, formado também em Direito em 2000 e hoje frente dos negócios do escritório, com as funções de contador e advogado, tornando-se assim uma empresa familiar.
O Sr. Jose de Mattos iniciou sua jornada à frente do escritório CONTEX quando retornou de São Paulo após trabalhar por um período no antigo Banco do Estado de São Paulo – BANESPA. Juntamente com outros sócios, Pedro Américo Pessenda (in memoria), Cherubim José Basotti (in memoria) e Sr. Sebastião Salla, assumiram o Escritório CONTEX S.A. que à época tinha outras atividades além da contábil e tinha sua sede em espaço anexo ao prédio da Antiga Caixa Econômica do Estado (Avenida 02 esquina da Rua 03, hoje, Banco do Brasil). Após um incêndio no local, teve que deixar essas instalações. Permaneceu por décadas na Rua 07, esquina da Avenida 08 (não existe mais o prédio) estabelecendo-se então no endereço atual Rua 03 nº 2059, Centro. Com o passar dos anos, o Sr. José adquiriu toda a sociedade.
“Assim como a contabilidade, o contabilista acompanhou as mudanças no cenário em que está inserido. O contador, antigo ‘guarda-livros’, hoje assume o papel de um consultor gerencial, pois tem participado mais das decisões da empresa, não só com informações como também sendo parceiro dos gestores. Pode-se observar que a profissão contábil a cada dia que passa torna-se cada vez mais importante tanto para a sociedade, quanto para as empresas; e está sendo mais valorizado”, avalia o contador e advogado Fernando Antonio de Mattos.
O profissional salienta ainda que a contabilidade seguiu todo um curso de mutações com o surgimento de novas tecnologias, que fizeram com que essa ciência fosse cada vez mais importante para a humanidade assumindo assim, um papel importantíssimo dentro das empresas junto aos gestores, devido a possibilidade de fornecer informações valiosas para a tomada de decisões no curto e longo prazo. Nesse sentido, o papel do contador é relevante, pois é ele que trabalha com os dados para o fim de gerar informações para as empresas.
“Deste modo, pode-se dizer que o profissional contábil é aquele em que a atividade consiste na prestação de serviços, fornecendo informações e avaliações principalmente de natureza física, financeira e econômica sobre o patrimônio das entidades, objetivando auxiliar no processo de tomada de decisões e sobre as tendências futuras das mesmas”, ressalta.
As funções de um contador não se limitam apenas a apurar impostos e manter a contabilidade em dia, ele deve contribuir em todos os sentidos dentro de uma empresa. “Com esta visão o contador estará orientando o empresário a ter sempre ferramentas essenciais para a motivação de seu negócio. Ele deve ter informações que lhe ofereça condições para avaliar melhor o resultado e desempenho da empresa, não vendo apenas a apuração de resultados, mas sim como foi alcançado e de que maneira se pode melhorar; desta maneira, o contador estará se mostrando apto a orientar na tomada de decisões quando solicitado, para planejar, fazer previsões de vendas, ver se a empresa teve lucro ou não, pagamentos compromissados, impostos, despesas, dentre outras”, salienta Mattos.
“MENINAS DO CRISTAL”
Com muita história em Rio Claro e trabalho em família, com quase 30 anos no mercado está o Escritório Contábil Cristal, que nasceu com as contadoras Silmara Ap. Pavanello Uechi e Rosana Ap. Dias de Oliveira e que passaram a ser conhecidas e chamadas como as “Meninas do Cristal”. “Começamos muito jovens, conhecidas como as ‘meninas do Cristal’ fazendo a contabilidade das empresas da família, com zelo e dedicação, assim começou a aparecer novos clientes e não paramos mais de crescer”, salientaram ao Diário do Rio Claro.
As profissionais comemoram as grandes conquistas e pelo trabalho de cada dia para se manterem no mercado, o escritório completará três décadas no município em agosto deste ano. “É de extrema importância o trabalho deste profissional. O contador é um elemento chave na tomada de decisões das empresas. Auxilia nas questões operacionais desde a abertura do negócio, as rotinas diárias até as mais estratégicas, como planejamento tributário, interpretando os fatos econômicos, auxiliando o empresário/empreendedor”, ressaltam as contadoras.
Na atual crise da pandemia da Covid-19, o contador tem tido papel ainda mais indispensável. “Tem sido elemento chave na interpretação e aplicação das leis trabalhistas em todos os setores. Além de prestar serviços para as pessoas jurídicas (empresas), presta também serviços para pessoas físicas, como contagem de tempo de aposentadoria, declaração de imposto de renda. O contador ainda é o braço direito do empresário, seu conselheiro”, ponderam.
EMPRESA
“Uma empresa sem contabilidade é uma empresa sem história, sem identidade, sem planejamento, sem condições nenhuma de seguir adiante.” – Fernando Antonio de Mattos
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação