Hoje é o Dia do Cliente, uma data que foi instituída no Brasil primeiro no Rio Grande do Sul, em 2003, por iniciativa do empresário João Carlos Rego, e que depois se expandiu ganhando simbolismo nacional.
O Diário do Rio Claro, visando marcar a data, foi conversar com uma das mais populares gerentes de varejo da cidade, Tayná Francinne Rodrigues da Silva, que gerencia a loja física do Magalu no município. Vale lembrar que em 2005 o Magalu tinha uma loja virtual no Shopping Rio Claro e, em 2014, a unidade migrou para o Centro como loja convencional, física. Atualmente a unidade tem 25 funcionários.
Segundo a profissional, “o cliente rio-clarense é caloroso e gosta de atenção no atendimento prestado, temos um perfil de consumidor que mudou bastante com relação a forma de consumir e, apesar dos meios digitais se tornarem um forte aliado no atendimento e comunicação com o público, muitos clientes ainda preferem o ‘calor humano’ do atendimento presencial”, diz ela.
Tayna diz que a empresa valoriza bastante o cultivo de um relacionamento estreito com os consumidores. “Sem dúvida, prezamos pela criação de um forte relacionamento com nossos clientes. Seguimos uma política de atendimento 10 estrelas, em que o consumidor é colocado em primeiro lugar, em que identificamos a real necessidade de quem compra e o atendemos de maneira cortês”, conta.
A gerente conta também que a loja tem clientes antigos. “Atualmente temos uma enorme carteira de clientes ‘Ouro’ ativos. São clientes que possuem o cartão de fidelidade da loja, em nosso sistema dentro da cidade, ou seja, são clientes que compram regularmente e mantém contato com os vendedores de maneira remota – online”, descreve ela.
De geração em geração
O hábito de comprar na loja é algo que atravessa gerações, segundo Thayná. “Escutamos muito, no dia a dia, clientes novos adquirindo crédito com nosso cartão e contando que a mãe é cliente antiga, que aprendeu com a avó a acompanhando nas compras desde pequeno. Temos exemplos de colaboradores que hoje são o orgulho da família por trabalharem e serem promovidos como líderes na loja de Rio Claro, onde seus pais sempre compraram”, relata.
Momento marcante
A história da loja é marcada por alguns acontecimentos que deixaram recordações na equipe. Thayna relembra, por exemplo, o caso de um cliente que ganhou um prêmio significativo, numa promoção da empresa.
“Foi nosso cliente chamado Antônio, que no ano de 2020, adquiriu a ativação de uma proteção para seu cartão Luiza e no ano seguinte, foi surpreendido com a Sorte Premiada, e recebeu a quantia de 10 mil reais no sorteio do Magalu. Foi um momento de muita emoção, pois o cliente passava por um momento difícil, em que sua esposa precisava de uma cirurgia abdominal e ambos não tinham condições de pagar o procedimento. Nós, do Magalu, ficamos extremamente felizes em fazer parte dessa conquista, pois no Sorte Premiada o cliente ganha, o vendedor do seguro ganha e o gestor do departamento ganha também. Incentivo que gera muita alegria para os profissionais da loja e para os nossos clientes”, explica.
Para a gerente, encantar os clientes exige treinamento da equipe. “Primeiramente, o preparo do time para tratar cada cliente de maneira especial e única, caprichamos na recepção das pessoas em nossa filial e somos gente que gosta de gente, buscamos identificar a necessidade de cada um para oferecer a melhor solução. Aqui fazemos aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem por nós, por isso, o atendimento é empático e têm excelência, fazendo com que nossos clientes se sintam acolhidos e voltem sempre. No atendimento remoto, oferecemos velocidade na comunicação e resolução, de uma maneira com que o cliente faça suas compras do conforto de sua casa”, garante.
Trajetória iniciada há seis anos
Thayná tem 29 anos, é graduada em Administração de Empresas e está na rede há seis anos e passou por várias posições até chegar à que ocupa hoje. “Entrei no Magazine Luiza em 2017 como Assistente de Loja, na cidade de Limeira. Na época, a CLT havia acabado de aprovar a efetivação de colaboradores freelancer, e o Magalu como uma empresa pioneira me contratou no período. Após entrar na empresa, 2 meses depois obtive a oportunidade de participar de um processo seletivo para me tornar Assistente de Vendas Sênior, em 2018, atuando no cargo por 1 ano e 3 meses, durante o período no cargo desenvolvi competências que me levaram a outro processo seletivo interno, dessa vez para o Cargo de Gestora Administrativa em Piracicaba, onde atuei por 1 ano e desenvolvi um trabalho de Gestão consistente. No ano de 2019 me tornei Gerente de Operações de Loja, mais uma vez em um processo seletivo interno, e estagiei como Gerente do Magalu por 6 meses antes de assumir minha primeira filial, em Bauru – FL56. Como Gerente de Operações de Loja, tive o privilégio de Gerenciar 3 filiais do Magalu e assumi a Filial de Rio Claro neste ano, em fevereiro de 2023, onde sou muito feliz”, conclui.
Foto: Acervo pessoal