Ao Diário do Rio Claro, o Comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro tenente Fábio Henrique Giovani contou que o sonho de salvar vidas vestindo o fardamento do Corpo de Bombeiros surgiu desde criança, quando ele fazia questão de visitar o quartel e admirava o trabalho. “Quando era garoto, não via a hora da chegada do dia 02 de julho, Dia do Bombeiro Brasileiro. Em minha cidade natal, São Carlos, sempre corria até o quartel pra cumprimentar os bombeiros e ver o que eles tinham preparado. Faziam apresentações de equipamentos, cortavam carros como demonstração de salvamento, realizavam rapel em prédios e, pra mim, foi muito marcante estar próximo disso, porque já era meu sonho ser um bombeiro”, relembra.
Como para ele era orgulho presenciar aqueles momentos, viu que era importante e gratificante o contato do profissional com a população. “Depois que me tornei Tenente do Corpo de Bombeiros, prometi pra mim mesmo que essa data nunca passaria em branco e, por isso, por todos os quartéis que passei como Comandante, sempre realizei eventos como o Casa Aberta, para que toda a comunidade pudesse curtir conosco o nosso dia”, disse.
E era o que acontecia em anos anteriores à pandemia, o quartel em Rio Claro era aberto para a comunidade com diversas atividades nesta data especial. A admiração pelo trabalho levava um grande público para conhecer de perto um pouco da rotina desses profissionais e até mesmo as crianças podiam vivenciar algumas situações. Porém pelo segundo ano consecutivo a comemoração não pode acontecer. “Esse ano de pandemia foi mais forte que tudo isso. Infelizmente as aglomerações que tanto fazem parte do nosso dia-a-dia devem ser evitadas, mas esperamos que ano que no próximo 02 de julho, possamos voltar a comemorar com a comunidade esta data tão especial para nós bombeiros”, destacou o comandante.
OCORRÊNCIAS E TREINAMENTOS
O Pelotão de Bombeiros de Rio Claro completou 39 anos em dezembro e se destaca pelas inúmeras ocorrências. Neste ano, por exemplo, os bombeiros combateram um grande incêndio em um barracão de reciclagem no bairro Jardim Novo Wenzel em Rio Claro, e emocionaram a população no salvamento de um cachorro que estava no interior do galpão e foi retirado com vida por um bombeiro. Salvamento em altura, em terra ou em água, eles estão preparados para diversas situações e para isso os treinamentos são constantes e diários. Neste ano já passaram por várias instruções, entre elas, mergulhadores do Pelotão de Bombeiros de Rio Claro receberam reciclagem de mergulho numa pedreira desativada em Piracicaba, buscando aprimorar e aperfeiçoar seus conhecimentos.
Com o objetivo de atualizar os bombeiros sobre a dinâmica do incêndio moderno e os fenômenos extremos do fogo, foi realizada também uma instrução com todos os bombeiros de Rio Claro e região na cidade de Piracicaba. Utilizando um simulador, possível de visualizar os fenômenos de uma maneira controlada e treinar técnicas para fuga de uma situação de risco, com segurança.
Em Rio Claro o trabalho em conjunto de Bombeiros, PM, SAMU, Defesa Civil, GCM, Empresas do PAM entre outros sempre esteve em constante treinamento. Esta preparação é de extrema importância para ocorrências de grandes proporções como a explosão do caminhão no pátio do posto de combustíveis em Rio Claro. “Aqui em Rio Claro há anos fazemos um trabalho preventivo com simulados, reuniões do PAM, treinando as equipes de emergência com situações fictícias de múltiplas vítimas, justamente para que no dia que tiver uma ocorrência de grande porte como a da explosão no posto de combustível, cada força e cada organização saiba exatamente o que fazer, como atuar, procurar o militar mais antigo do Corpo de Bombeiros que está no comando do incidente, montar o Sistema SICOE de gerenciamento de grandes ocorrências com decisões conjuntas para estabilização e resolução da cena o mais rápido possível”, explica o tenente-comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, Fábio Henrique Giovani.
Ressaltando que assim foi feito na cena da explosão. “Cada unidade que esteve no local cumpriu o seu papel, Bombeiros fazendo buscas por vítimas por todo o posto, SAMU realizando triagem e atendimento, Policiamento de Área e Rodoviário isolando a área e fazendo a fluidez do trânsito, GCM isolando a área e retirando da Zona Quente os diversos curiosos, Defesa Civil gerenciando apoios logísticos e recursos, e assim, em uma hora, a ocorrência estava estabilizada”, salientou sobre o trabalho em conjunto.
DATA
A data 2 de julho marca o dia deles, que são chamados “Anjos de Farda”. Foi escolhida em homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e tinha no comando o Major João Batista de Morais Antas. Mas o Dia Do Bombeiro Brasileiro foi instituído oficialmente em 2 de abril de 1954.
Por Janaina Moro / Foto: Corpo de Bombeiros Rio Claro