Em 25 de julho é celebrado o Dia de São Cristóvão. As comemorações começaram nesse sábado (24) com a retomada da carreata, que devido à pandemia não ocorreu no ano passado. Esta foi a 46ª edição.
Hoje (25) a data que celebra o Dia de São Cristóvão é mais um dia para agradecer e pedir proteção ao santo que é padroeiro dos motoristas.
Para este domingo, as celebrações serão realizadas na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, em três horários, às 7 horas, 9 horas e 19 horas. “Teremos as missas com oração aos motoristas e a bênção das chaves dos carros”, disse o Padre Renato Luís Andreato que salienta a importância do santo para os devotos. “São Cristóvão é aquele que vem para dar uma consciência maior para os que transitam nas nossas cidades e rodovias, seja tanto por aqueles que conduzem, como aqueles que são conduzidos para o trabalho, para o lazer, no seu dia a dia. São Cristóvão é aquele que leva esse compromisso da consciência dos seus condutores para um respeito ao outro. São Cristóvão teve essa influência na vida da sociedade quando ele auxiliava peregrinos pelas estradas no período do século III. Nesse período, ele auxiliou uma criança na travessia de um rio e a criança foi se tornando um peso muito grande sobre a sua vida, então nós temos esse peso da responsabilidade mediante o trânsito. Portanto, a palavra Cristóvão remete a esta teoria, aquele que leva Jesus, que conduz Jesus em sua vida e todos os motoristas têm essa responsabilidade em seu percurso”, esclareceu o Padre Renato da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Foto: Janaina Moro