O Dia de Proteção as Florestas é comemorado no dia 17 de julho, data criada devido à necessidade de reflexão sobre a conservação e proteção das florestas, pelo importante papel que desempenham para a preservação da vida e equilíbrio ambiental no Planeta Terra. As florestas são imprescindíveis devido à riqueza da biodiversidade (fauna e flora), fornecimento de recursos naturais como alimentos, plantas medicinais.
Com a urbanização, expansão agrícola, agropecuária, muito da cobertura vegetal das florestas e de áreas arbóreas foi perdido devido ao inadequado controle dos desmatamentos e queimadas.
O Brasil tem uma situação ímpar no mundo em termos de diversidade biológica. Calcula-se que nosso país tem cerca de um terço de biodiversidade mundial em ecossistemas únicos como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, os Cerrados, áreas úmidas e ambientes marinhos, entre outros. O Código Florestal Brasileiro, Lei Federal nº 4771/65 em seu artigo primeiro, define as florestas como bens de interesse comum a todos os habitantes do país. A criação das unidades de conservação foi outra iniciativa para proteção das florestas muito importante.
Preservar as florestas é sinônimo de proteger a vida, pois quando uma floresta deixa de existir perde-se a fauna e flora, provocando o desequilíbrio da cadeia alimentar, impactos na disponibilidade de recursos naturais e no clima,pois as florestas são responsáveis pela manutenção na temperatura, e ciclo de chuvas.
A data serve para refletir sobre nossas atitudes e repensar as políticas públicas ambientais, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Diversas ONGs estão engajadas em preservação ao meio ambiente buscando voluntários e a população também tem o direito e deve cobrar as autoridades responsáveis.
A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), no município de Rio Claro, também precisa ser lembrada, pois é um importante patrimônio natural que merece uma atenção especial quanto a sua preservação, pois abriga espécies de animais e vegetais, é um ponto de turismo e lazer, contribui para reduzir o efeito do calor local, mitigar a poluição sonora e química do ambiente, e contribui para que não ocorra assoreamento dos rios que cortam a floresta, principalmente o Ribeirão Claro.
Portanto, as florestas trazem benefícios inquestionáveis a saúde humana e ao equilíbrio do ambiente e, no entanto, devemos cuidar para que se evite a devastação e promova continuamente processos de reflorestamento e que o governo e a sociedade civil gerenciem e fiscalize as formas de uso e ocupação das florestas. Concluindo preservar nossas florestas é preservar as nossas próprias vidas!