O Dia de Proteção às Florestas é comemorado anualmente em 17 de julho. Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das florestas – lar de inúmeras espécies de animais e plantas – para a qualidade de vida da humanidade.
O Brasil abriga uma das mais importantes florestas do mundo: a Floresta Amazônica, conhecida como o “pulmão do mundo”. Rio Claro também tem um pequeno “pulmão verde”: a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). Conhecida como o berço dos eucaliptos do Brasil, a Feena concentra uma grande quantidade da espécie australiana dessa árvore por causa do trabalho realizado pelo engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade.
A floresta tem 2.230,53 hectares e um acervo histórico e cultural de grande importância, como o Museu do Eucalipto, a Casa da Madeira, o Solar Navarro de Andrade, a Capela Santo Antônio dos Eucaliptos e o Sobrado Amarelo.
Dia do Sucupira
Na cultura popular brasileira, a proteção das florestas é personificada na figura mística do Curupira, um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-la da invasão e ataque de pessoas má intencionadas.
Por este motivo, o dia 17 de julho também é considerado o Dia do Curupira, o “protetor das florestas”.
Foto: Divulgação/Governo de SP