Neste sábado (27) é comemorado o dia de Nossa Senhora das Graças. Para marcar a data uma celebração está marcada em Rio Claro. “Iremos realizar uma procissão luminosa às 18h e em seguida a Missa Solene com bênção diante dos pedidos de auxílio e graças a Deus, por intercessão de Nossa Senhora das Graças”, destacou o Padre Renato Andreato salientando a Capela de Nossa Senhora das Graças que pertence à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e fica na Rua 10A esquina com a Av. 40A Vila Nova.
A Capela realiza também a venda do bolo abençoado por R$25,00.
História de Nossa Senhora das Graças
Em 1830 Nossa Senhora manifestou em aparição a Noviça Vicentina (Filhas da Caridade), Catarina Labouré que estava a serviço no Asilo de Idosos da Irmãs Vicentinas, no pobre Bairro Reuilly da cidade de Paris na França, informando o fatos que haveria de acontecer naquele País, em 1830 a terrível epidemia de cólera que iniciou em fevereiro de 1832 que ocasionaria a morte de 20.000 pessoas em Paris.
Em julho daquele ano, foram confeccionadas as primeiras medalhas de Nossa Senhora com o Título: das Graças e quem as usassem com fé e devoção haveriam de alcançar a cura.
Foram confeccionadas 10.000 (dez mil) medalhas de Nossa Senhora das Graças que se esgotaram em dois meses. A Segunda edição do mesmo ano, esgotou-se ainda mais depressa, terceira e, assim sucessivamente.
Em 1876 já haviam sido cunhadas mais de um Bilhão de Medalhas.
Na aparição, Nossa Senhora assim declara a Noviça Catarina: “Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão graças abundantes”.
Nossa Senhora das Graças se constitui intercessora das curas como a peste que ocorreu em Paris e na Medalha Milagrosa se encontra escrito: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós e recorremos a Vós”.
Grandes devotos e que usavam a Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças são: Papa Gregório XVI, Frederico Ozanan, fundador das Conferências Vicentinas, Cura D’Ars, Santa Bernadete, Santa Terezinha do Menino Jesus e Pe. Kolbe.
Na Aparição a Noviça Catarina Labouré, disse Nossa Senhora: “Quem usar as medalhas receberá grandes graças, lembrando-nos a misericórdia de Deus e a primazia da vida espiritual”.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação