Milhares de pessoas devem visitar os cemitérios de Rio Claro no Dia de Finados, comemorado neste sábado, 2 de novembro. Para atender ao público, as unidades realizam programação especial para a data que inclui cultos, missas e horários de funcionamento diferenciados.
O Cemitério Municipal São João Batista, por exemplo, irá funcionar das 6 às 18 horas. De acordo com a Secretaria Municipal da Administração de Rio Claro, os quatro portões do cemitério – nas avenidas 19 e 23 e nas ruas 16 e 20 – estarão abertos nesse período para facilitar o acesso dos visitantes.
“Estamos cuidando de cada detalhe para que os visitantes tenham muita tranquilidade nesse momento de homenagem aos seus falecidos”, afirma o secretário municipal da administração, Rogério Marchetti.
Conforme a prefeitura, a expectativa é de que mais de 10 mil pessoas passem pelo local neste fim de semana (sábado e domingo). Diante do aumento do fluxo de pessoas e veículos, algumas ruas de acesso ao cemitério terão trânsito impedido para carros a fim de ampliar a segurança de pedestres.
Além do horário especial, o cemitério municipal terá celebração de quatro missas às 7h, 8h30, 10h e 12h. O São João Batista fica na Rua 16, entre as avenidas 19 e 23, no Bairro do Estádio. O telefone é (19) 3532-4080.
Cemitério Evangélico
O Cemitério Evangélico de Rio Claro ficará aberto das 7h às 17h30 neste sábado (2), sem fechar para o almoço como acontece normalmente. No local será realizado culto ecumênico às 8 horas. O Cemitério Evangélico fica na Avenida 23, entre as ruas 6 e 7, no Jardim Dona Angela. O telefone é (19) 3557-4091.
Memorial Cidade Jardim
Neste Dia de Finados, o cemitério do Memorial Cidade Jardim irá funcionar das 7h às 17h30. Duas missas serão celebradas no local: às 10h e às 15h. Além disso, o cemitério terá a tradicional “Árvores da Homenagem”, um espaço onde os visitantes poderão deixar mensagens para seus entes queridos que já partiram. O Memorial Cidade Jardim está localizado na Avenida 53 particular, 125, no Jardim Residencial Copacabana. O telefone é (19) 3909-0237.
Combate à dengue
Os visitantes dos cemitérios devem adotar medidas preventivas para evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro orienta o público a não colocar vasos com as embalagens plásticas para evitar o acúmulo de água que pode se transformar em criadouros do mosquito. O Aedes se reproduz em água parada e a eliminação de criadouros é a única forma eficaz para evitar sua proliferação.
É bom lembrar que Rio Claro enfrentou neste ano epidemia de dengue com 11.601 casos e 25 óbitos confirmados (9 em investigação) até 10 de outubro, conforme consta no boletim epidemiológico disponível no site da Fundação Municipal de Saúde (www.saude-rioclaro.org.br).
Por Redação DRC