Com as portas abertas para a segunda data mais importante para o mercado, os comerciantes esperam aumentar as vendas para o Dia das Mães comemorado no domingo (9). A data chega com um peso ainda maior do que em todos os outros anos, com a aposta de recuperar parte das perdas referentes aos meses em que os lojistas não puderam trabalhar de forma presencial recebendo os clientes nos estabelecimentos.
A proprietária da loja Visótica em Rio Claro Amanda Nadai, que atua na área há 23 anos em Rio Claro e região, diz que o período tem sim uma grande representatividade para os comerciantes e neste ano não é diferente, a expectativa é que seja próspero para a economia. “O dia das mães é uma data muito especial para todos, buscamos sempre o melhor para nosso público, portanto todo mês temos promoções e nesta data não seria diferente. Estamos com várias peças com muitos descontos e confiantes nas vendas. Esperamos poder fazer parte deste momento tão importante para as famílias”, salientou a comerciante ao mencionar que a expectativa é de aumento de 20% nas vendas em comparação aos dias normais.
Além da data comemorativa, a expectativa é que o setor também ganhe força com a liberação do auxílio emergencial e o adiantamento de metade do 13º salário para os aposentados. E pode ser que as estimativas se concretizem, já que, muitas pessoas pretendem sim presentear. De acordo com Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 58,6% dos brasileiros pretendem dar presentes no Dia das Mães. Entre os produtos mais mencionados estão calçados e vestuários, com a preferência de 65,2% dos brasileiros. Os perfumes e cosméticos foram citados por 53,9%. Móveis e eletrodomésticos também aparecem como opção para 49,5%. Cestas de café da manhã para 18,6% dos brasileiros também se tornou opção, além do delivery de refeições (11,3%).
LOJISTAS
“Em consulta informal junto a lojistas, percebemos que a expectativa é de muito otimismo em relação às vendas no mês das mães. Com os lojistas de portas abertas e livres para trabalhar é a realização de todos os varejistas, visto que, este mês está propício para recuperar o tempo perdido de portas fechadas. A ACIRC orienta e estimula os lojistas a se prepararem para essa semana, pois, normalmente as pessoas costumam sempre dar presentes para as mães”, destacou o presidente da Acirc Antonio Carlos Beltrame.
Por Janaina Moro / Divulgação