As irmãs Sophia Fernandes Adorno, 4 anos, e Alice Fernandes Adorno, 2 anos, se preparam para viver mais um Dia das Crianças, comemorado neste sábado, 12 de outubro. E tem diversão na programação das meninas já que os pais, José Carlos e Lídia, pretendem levá-las à festa organizada pela igreja que a família frequenta.
O ritual dessa data especial para as pequenas também inclui um passeio ao parque para que elas possam se divertir em contato com a natureza e num espaço mais amplo que o quintal da casa onde moram. “Gosto de ir no parquinho e brincar no pula-pula”, conta a pequena Sofia.
As brincadeiras são divertidas, mas claro que o presente não poderia faltar nessa programação da data. E as meninas recebem carta branca dos pais para escolher o presente, que geralmente é boneca, o brinquedo preferido das duas.
Suas personalidades diferentes, sendo Sofia mais séria e Alice mais sorridente e extrovertida, sucumbem ao brinquedo de preferência universal das meninas: bonecas. Sem dúvida, um dos brinquedos mais tradicionais do infantil feminino que não sai de moda e ainda oferece uma diversidade incrível de modelos para escolher.
Para Lídia, o Dia da Criança é importante, não apenas para presentear, mas para discutir temas relevantes para os pequenos. Como mãe, Lídia tenta ser presente buscando dar às filhas uma infância diferente da sua. “Hoje vivo ao lado delas aquilo que não vivi na minha infância. Procuro ser uma mãe mais presente e dedicar a elas o máximo de tempo possível”, conclui.
Dia da Criança: 100 anos
O Dia das Crianças é celebrado anualmente no Brasil no dia 12 de outubro e neste ano completa um século de oficialização da data. Ela foi instituída por meio do Decreto nº 4.827 assinado pelo presidente Artur Bernardes em 1924. No entanto, a data somente se popularizou na década de 1950, após uma campanha publicitária (Semana do Bebê Robusto) promovida pela fábrica de brinquedos Estrela e pela Johnson & Johnson para alavancar as vendas.
O dia 12 de outubro foi escolhido em 1923, durante o 3º Congresso Sul-Americano da Criança realizado no Rio de Janeiro. De início, foi chamado de “Dia de Festa da Criança”, depois o nome foi alterado. Apesar de hoje a data ter um cunho mais comercial, sua criação em 1923 teve como objetivo discutir direitos e mecanismos de proteção à infância numa época em que a criança não tinha direitos e as pobres eram obrigadas a trabalhar.
Vale lembrar que o feriado de 12 de outubro não se refere ao Dia das Crianças, mas sim ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O feriado foi oficializado em 30 de junho de 1980 através do Decreto nº 6.802, assinado pelo presidente João Figueiredo.
Além disso, o dia 12 de outubro é uma data nacional, pois o Dia Mundial da Criança é comemorado em 20 de novembro, data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em referência à aprovação da Declaração Universal dos Direitos das Crianças, em 1959.
Por Edneia Silva / Fotos: Arquivo Pessoal