Saudade, um sentimento que não existe uma pessoa que não o sinta. Temos saudade de tudo que compõe a nossa vida: família, amigos, amores, animais de estimação, lugares e momentos. Aquela nostalgia que se faz presente, nos traz a vontade de reviver os bons tempos. Importante ressaltar que é possível administrar o saudosismo e transformá-lo em um evento positivo, saudável, produtivo e sadio para o futuro. Nesse processo de emoções, cada pessoa absorve esses momentos e que está, diretamente, relacionado a forma como enxergamos a vida e buscar usar das lembranças do passado, uma fonte de equilíbrio e paz.
A coordenadora e psicóloga do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Letícia Cavalcante, destaca que “Sentir saudade não é sinônimo de tristeza. Sentir saudade demanda manter nosso coração em paz e nossas emoções positivas. Sendo assim um exercício para corpo, mente e alma, no qual o resultado é o de nos fortalecer. As pessoas que trabalham esse sentimento, ao invés de lutar contra ele, logo percebem esses benefícios. A reflexão e valorização do que está distante são maneiras de abordar mais saudável. Viver harmonia com a saudade pode exigir algum esforço, mas vale muito a pena”.
“Saudade pode vir em duas vertentes: uma porque senti-la mostra que estamos atentos ao que vivemos, e que compreendemos o que vivemos. A compreensão de um momento só surge depois que ele passou. Outra porque podemos constatar que aquele tempo ou momento não volta mais, porque o tempo está em constante transformação” explica Letícia.
Quase todo momento de saudade desperta uma melancolia, por apontar a alguma falta, mas a origem desse sentimento vem sempre a partir de uma lembrança boa, afinal, queremos reviver aquilo que nos fez bem. E com essa ideia, que devemos pensar de forma positiva sobre a saudade. É importante selecionar esses melhores momentos do passado para inseri-los da melhor forma na situação atual. A saudade não vem somente do passado que um dia vivemos, mas, também, por algo no presente que esteja desconfortável ou por baixa expectativa pelo futuro.
“Saudade é uma manifestação de um sentimento que nos conecta a uma pessoa, momento, lugar, situação e emoção. Que, também, pode levar a nós mesmo, sentir saudade de quem um dia fomos, em qualquer etapa da vida (criança, jovem ou adulto), seja no âmbito pessoal ou profissional. Saudade é reconhecer que o tempo não está sob nosso controle e que nos faz colecionar memórias importantes e inesquecíveis”, ressalta a especialista, sobre os aspectos do sentimento.