A Associação Pizzarias Unidas do Brasil, maior grupo de empresários de setor de pizzarias no país e única entidade focada no dia a dia das pizzarias, realizou entre março e início de junho pesquisas entre associados e não associados, com o objetivo de levantar dados do setor em meio a pandemia. A pesquisa abordou questões como número de lojas, mensal de vendas antes e durante a pandemia, alterações no quadro de funcionários e sabor mais vendido.
A pesquisa visou levantar como anda o paladar do brasileiro. Pelo segundo ano consecutivo, a pizza de Calabresa continua sendo a principal paixão por aqui, seguidos pelo sabores Portuguesa em segundo lugar e Frango com Catupiry em terceiro, na média nacional. A pizza Margherita caiu para o quarto lugar.
Sobre o cenário em meio à pandemia, a primeira pesquisa, realizada na primeira semana de abril, mostrou que a predominância no setor foi a suspensão de contratos de trabalho, apontado em mais de 44% dos empresários entrevistados. A gama de demissões ficou próxima de 23%.
Salão vs delivery – A pesquisa realizada no início de abril apontou que para pizzarias que já operavam exclusivamente por delivery antes do início da pandemia, o setor registrou queda de vendas nos primeiros 15 dias da quarentena, recuperando margem a partir de abril. O faturamento a partir de abril aumentou entre 10% e 30%, porcentagem que teve variações entre regiões. Pizzarias da capital paulista que operam exclusivamente com delivery registraram uma média de 12,8% de aumento no faturamento. O grande impacto negativo se mostrou nas pizzarias que antes da pandemia adotavam o modelo de operação apenas em salão. O levantamento apontou que pelo menos 26% dos estabelecimentos entrevistados possuem apenas estrutura de salão, iniciando o atendimento por delivery apenas no segundo mês de quarentena. Dos entrevistados, aproximadamente 10% eram estabelecimentos com atendimento exclusivamente em salão e fechados durante o período.
Crescimento na demanda de aplicativo próprio – A possibilidade de uso de aplicativo de delivery próprio já é um tema tratado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil há um certo tempo. Com a pandemia, a APUBRA ampliou o incentivo à criação de aplicativos próprios de cada estabelecimento. “O aplicativo próprio é uma evolução que permite ao cliente o acesso rápido ao cardápio da pizzaria e também uma forma de o empresário fidelizá-lo. Além disso, é uma forma de aumentar o lucro e também trabalhar a divulgação de estabelecimento” aponta Gustavo Cardamoni, Presidente da Associação.
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